Marechal Floriano  -  27 de novembro de 1977

Vida!

Hoje acordei me sentindo mal, estava dormindo bem quando ouvi gritos já perto da minha cama. Era o papai que me chamava para passar o café, pensava que eu estava fingindo dormir e gritava, quase me surrou. Não é a primeira vez, estou com medo de dormir e perder a hora, porque a qualquer dia vou apanhar! 

Não estou contente com minha vida, nada muda e sou cobrada todos os dias para dar conta de toda casa. Ainda não casei! Tenho que cuidar dos meus irmãos menores, estudar e fazer tantas tarefas... Até o quintal sobra para mim, tenho que carpir.

Durmo de perder a hora, pelo cansaço que tenho. Mas isso não é tudo! A mamãe e o papai dizem que preciso saber fazer tudo para um dia quando casar, o marido não me devolver para eles...  Eu não gosto de cozinhar!

Também não vou querer ter muitos filhos igual a mamãe, não darei conta! Estou tão triste, tão triste... Queria poder ver Deus e falar com Ele. Fico um tempinho no meu quartinho pedindo para Deus aparecer para mim, mas não vem...
Sou muito presa, não deixam sair para nenhum lugar, nem visitar  as amigas vizinhas. 

Sou cheia de sonhos, queria ter mais tempo só para sonhar... Venho sentindo dentro de mim que devo fazer  uma coisa que é muito importante  e o mundo sempre irá precisar, não sei o que é... Sinto vontade de um dia cuidar de pessoas doentes, isso é importante, eu acho.

Não tenho com quem falar e por isso resolvi falar com a minha vida mesmo, falar com a vida já ajuda um pouco. 
Mamãe não fala por mal certas coisas, mas não sei, fico muito sentida... As palavras de mamãe parecem que não deveria ser pra mim, fico magoada... Tudo me faz sentir vergonha será normal? 

Hoje fiquei menstruada pela primeira vez e não consigo dizer para mamãe. É tão difícil esconder isso... Mais ainda é falar. Por quê todos ficam rindo quando isso acontece? Papai nem pode desconfiar, eu morreria de vergonha!

Ô vida, por quê é assim?  Queria falar com alguém sem sentir vergonha de nada e saber de tantas coisas que eu me pergunto mas não tenho resposta.

Ser menina não é fácil, são tantas vergonhas que incomodam e eu não sei o porquê, é só com as meninas... Os meninos são livres de tudo...

Um dia quero sair de casa e ir pra bem longe e aprender muito... Acho que quando a gente não sabe muito passa só vergonha.

Hoje fica assim... Não quero falar mais, vou ligar meu radinho na rádio Aparecida, o padre Orlando Gambi vai falar e preciso ouvir...

Abraço, vida!

 Nativa



Período de inocência, repressão, cobrança numa época de machismo exagerado. Ser mulher era quase que uma condenação, castigo da vida.
Ser mulher era ser culpada de tantas coisas que só Deus para ajudar mesmo.
NATIVA
Enviado por NATIVA em 06/03/2017
Reeditado em 07/03/2017
Código do texto: T5932345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.