Nem Sempre é como Queremos (Carta a um amigo incompreendido)

Nem sempre as coisas são do jeito que a gente sonha e quer que sejam, mas isso não quer dizer que elas são ruins ou que serão sempre assim. Se abrirmos nossa mente, algum ensinamento a vida quer nos dá, abrindo a possibilidade de aprendermos e nos fortalecer com as experiências da vida. Tudo que chega de alguma forma até a porta da nossa consciência ou dos nossos sentimentos tem algum propósito para a nossa evolução espiritual. Todas as pessoas que encontramos em nossa vida e tudo aquilo que acontece com a gente, pode de alguma forma contribuir com o nosso desenvolvimento. Tudo depende muito da nossa atitude frente a vida, se aceitamos os desígnios de Deus com aquelas coisas que não podemos transformar e se lutamos, com amor no coração, com aquelas coisas que podemos modificar. Assim, podemos contribuir para a transformação das trevas em Luz, podemos deixar algum bom exemplo nesse planeta ou no mínimo ter esperança que as situações e as pessoas tenham alguma melhora.

Desse modo, nosso crescimento depende de como recebemos e extraímos o conhecimento das lições que a vida quer nos dar. Podemos encarar o presente como um desafio e uma fonte de aprimoramento ou nos colocar apenas como vítimas da sorte e dos acontecimentos do dia a dia. Podemos escolher entre crescer ou nos encolher e permanecermos estáticos, sem o devido movimento de buscar as forças necessárias em nosso interior e nos alinhar com a força do Amor, presente em todo o Universo. A nossa felicidade depende muito de onde a colocamos e isso depende também de como nos colocamos no mundo. Podemos permanecer bem, mesmo diante de uma dificuldade, estar presente, inteiro e disposto a vencer. Podemos sentir uma ofensa mas, não necessariamente carrega-la, pelo simples fato de que aquela encomenda não nos pertence. Precisamos compreender o lugar do outro, querer o bem dele e desejar a ele uma melhor compreensão, se for o caso.

Assim, no amanhã podemos ser bem mais sábios e ser mais um zelador da Paz, lutando para suportar toda essa peleja pela qual passamos. Deus dá o fardo de acordo com a nossa capacidade de suportar e jamais nos abandona. Portanto, devemos confiar que conseguiremos chegar onde queremos, em dias de paz e de mais tranquilidade. Conseguir encontrar o nosso lugar e nossa missão nessa terra, aquilo que viemos contribuir, somar, dar nosso quinhão de colaboração. Deixar plantado nosso exemplo, sem querer o reconhecimento dos outros, sem esperar retribuição, fazendo esse trabalho desinteressadamente.

Se temos algum amigo daqueles que podemos ligar a qualquer hora do dia ou da noite, sempre estaremos amparados por alguma palavra de conforto, por algum conselho ou o apoio necessário. Isso é uma das coisas mais importantes em nossa vida, desenvolvermos boas amizades, sólidas e construtivas.

As pedras que por ventura aparecerem em nosso caminho, devem ser matéria da nossa construção diária para o templo do amor. Tudo que quiser nos colocar para baixo, deve ser fonte de investigação em nosso ser para descobrir por que nos perturbam tanto. Tudo aquilo nos outros que mexe com a gente, deve ser material de estudo em nós para descobrir onde está a nossa fonte do desconforto. Enfim, as pedras do caminho são necessárias para o nosso crescimento e, se não existissem, provavelmente, estaríamos em nossa zona de conforto, acomodados e satisfeitos com o nosso saber. Tudo conspira para que possamos andar para a frente, desde que possamos abrir os nossos olhos espirituais.

Podemos encontrar nosso lugar onde quer que estejamos, pode ser na família, no trabalho ou em nossa religião. Se um conselho meu não é aceito ou não é considerado, não posso querer obrigar as pessoas a me ouvirem. Isso não quer dizer que tenho que parar de falar o que vejo que é certo. Não podemos nos omitir nas situações em que vemos alguma coisa fora do lugar. Mas também não preciso ficar chateado por não terem dado importância ao que falei. Vou continuar trabalhando para que eu consiga me expressar melhor ou chegue a ter uma palavra mais forte, que seja mais valorizada. Saber expressar nossa verdade exige algum esforço de nossa parte, exige um cativar constante e uma inspiração naquilo que é dito. Do contrário, é sujeito nossa palavra cair em solo infértil e não germinar no coração das pessoas.

Temos que chegar um dia a não se importar com o julgamento alheio e com as palavras ofensivas dirigidas a nossa pessoa. Não reagirmos aos impulsos de devolver alguma palavra mal empregada, seja no trânsito, nos locais públicos, na nossa família, no trabalho, no nosso círculo de amizade ou em qualquer outra situação. O que é sujeito tirar a nossa paz interior é a forma que reagimos às situações adversas. O mais difícil é lembrar de respirar fundo ou contar até dez, como dizem e nos ligar nos ensinamentos divinos. Esse é um treinamento que teremos que nos dispor a fazer e nos prevenir para os momentos que o sangue nos sobe a cabeça e parece ferver em nossas veias. Gente espiritualizada não se aflige com qualquer dificuldade na vida, já dizia Tereza D'Ávila.

Quando tudo parece que não tem mais jeito é quando nasce as grandes oportunidades de mudanças e de fazermos o melhor. Surge aqueles momentos importantes para as boas transformações em nossa vida. Nosso lugar nessa vida é o sol para iluminar a escuridão, ser luz onde precisa de claridade, ser exemplo onde são necessárias as boas referencias, ser o farol para aqueles que estão iniciando a caminhada espiritual. Cada um tem em si alguma partícula divina que precisa adquirir brilho para iluminar as sombras. Para isso, precisamos de um trabalho com a gente mesmo, precisamos de um esforço para nos compreender e compreender os nossos semelhantes.

Não podemos nos culpar por coisas pelas quais não temos culpa alguma. Mesmo os nossos erros, na maioria das vezes, são por falta de cuidado ou por ignorância. Mesmo isso, não temos culpa, pois assim fomos criados, imperfeitos e incompletos, necessitados de conhecimento e sabedoria. Precisamos reconhecer e nos corrigirmos para não repetirmos os mesmos erros, essa é a sabedoria da vida. Não podemos nos diminuir perante as outras pessoas ou perante as circunstancias da vida. Com Deus somos fortes e sem Deus não somos nada. Façamos sempre o melhor e seremos recompensados. 

Ubá, Lua Nova, 27 de julho de 2017