Para Filemon

Está é uma paráfrase da carta de Paulo, prisioneiro pela causa de Jesus, escrita junto com Timóteo, ao irmão Filemon e à igreja que se reúne em sua casa.

Que o Senhor lhes pague todo o bem que fazem e lhes dê ainda muito mais. Sempre oro por vocês e agradeço ao Pai por suas vidas, porque as notícias do seu amor pelo povo de Deus chegam até aqui. Peço que o Senhor nos una através da fé e nos faça perceber cada pequena benção que recebemos, e que nosso amor pelos outros leve muitos a voltarem para Deus.

Se eu quisesse poderia exigir, mas vou apenas pedir uma coisa. Peço em favor de Útil, que era seu escravo, mas te traiu. Ele era inútil para você, mas agora é útil para Cristo. Estou o mandando de volta e meu pedido é que o trate como se fosse a mim mesmo.

Gostaria de pedir que ele ficasse comigo aqui, enquanto estou na cadeia, a fim de te representar. Mas não quero que isso seja uma obrigação, envie-mo apenas se achar que Deus será mais glorificado nisso. Veja, a traição dele serviu para que tivesse um encontro com Cristo. Você perdeu um escravo e ganhou um irmão, para sempre.

O que ele te roubou, te pagarei assim que puder. Eu, Paulo de Tarso, pagarei tudo. Portanto, irmão, me faça esse favor em nome de Cristo. Já vá preparando um quarto para mim, porque estou certo de que o Senhor responderá nossas orações e me deixará visitá-lo em breve. Os irmãos que estão comigo enviam saudações.

Em Cristo.