A sua distorcida percepção da realidade e a causa implícita de seus dissabores

Muito dos seus aborrecimentos são causados por ideia errôneas passageiras. Isso é fato em sua vida cotidiana, e também num conceito mais abrangente.

Vocês são míopes quanto à realidade do que os cercam. Todos sabem disso. Você é munido de alguns "aparelhos" que fazem apenas a leitura necessária do momento. Os seus olhos e os seus ouvidos não estão entre os melhores nem no que tange ao reino animal. A realidade de cores de uma abelha supera a sua em milhões. A realidade de sons que uma águia percebe também supera a sua. A sua realidade então está restrita até aonde os seus olhos e os seus ouvidos podem chegar. Isso limita muito a sua capacidade cognitiva acerca de conceitos fora de sua percepção comum. Ora, você só pode falar do que você conhece, vê e toca. Você é um ponto de percepção, contornado por outros pontos de percepções, todos contribuindo para formar a sua realidade, e você interpretou isso como espaço.

Porém, claro, vocês vivem num diminuto espaço entre o além e o aquém, e logo, a sua definição do que é real não pode ser, é claro, a verdadeira, e nem abranger tudo o que se conhece. Então, a sua noção de "agora", é facilmente corrompida. É, por definição, uma ideia errônea e passageira.

O "agora" para vocês é o presente, um espaço bastante espremido entre o passado e o futuro. Mas, como incansavelmente já dito, o tempo não existe. Não é um conceito real e válido para a consciência, uma vez que esta não precisa de espaço, também não precisa de tempo, conceitos, como vocês já sabem, inseparáveis.

Agora, é difícil pôr em palavras e explicar para vocês este tipo de evento, pois que tudo ocorre simultaneamente, mas você dividiu a sua experiência em momentos, e não vai entender com facilidade essas definições que nem cabe em suas palavras.

Só deve saber, por agora, que a experiência é livre. A sua consciência vive as expectativas que a ela interessam, e experimenta todas as ramificações de uma só vez, de acordo com as inclinações dela, observando este ou aquele ato, suas implicações e resultados. Seu ego atual é a manifestação de uma dessas experiências, e cada experiência dela cria universos novos.

Livre do conceito de tempo, e de alguns que tento ainda suprimir de você, você poderá ser capaz de segurar mais firme o leme deste seu barco, e quem sabe, navegar por mares mais cristalinos, calmos e infinitos.

Se você entender que é no seu "agora" que está todas as suas possibilidades, poderá mudar não só seu futuro, mas também seu passado. Porque é com atos e pensamentos de agora, que você se faz e que tem se construído ao longo de sua existência, não só como alma, mas como ego.

Esses pequenos conceitos distorcidos que você tem, também lhe trazem aborrecimentos. Você tentará usar algumas vantagens que tiver para ser rico, bem sucedido ou coisas do tipo, porque na sua atual cultura, é só isso que importa. Mas, isso não melhora a sua consciência, a entidade de que você é parte, e nem mesmo o seu ego. Ideias impostas a você e preconcebidas por sua cultura são destituídas de real valor, e a experiência maior de existir como ego não necessita da sua atual sede de consumo e atenção. O que vocês tem se tornado são seres carentes de "substâncias" que preenchem verdadeiramente a essência válida de que são feitos. E eu não preciso vir aqui dizer a você, que a riqueza monetária não lhe trará nada além da capacidade diretamente proporcional de consumir bens atuais e futuros. E de que isso não preencherá a sua alma, como você espera ou deseja que seja preenchida. Preencherá seu ego, talvez, pelo breve momento entre possuir, e descobrir que a posse não lhe preencherá o sentido de vazio de sua vida moderna. Pois ao contrário do que você atualmente pensa, as pessoas mais felizes da terra, não são aquelas mais ricas, mas muitas delas trabalham debaixo do sol e mal são conhecidas no seu meio, mas carregam dentro dela aquela satisfação, plenitude, amor e desembaraço frente as vicissitudes da vida. Coisa que claro, não pode ser conhecida por aqueles vulgares princípios da compra e da venda ou pudessem ter a menor relação com eles.