Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Da mestra com carinho, sobre O dia do descanso de Deus

Marília Corrêa Machado  *

Na novela O dia do descanso de Deus, Adroaldo Bauer apresenta, já na escolha do título, uma proposta intrigante.
Fato que leva, ao leitor mais atento, a certeza de uma boa leitura.
Numa trama que envolve personagens densos e introspectivos, percebe-se no inaugurado escritor uma importante bagagem literária de leitor.
Em sua primeira novela, Adroaldo já demonstra sua veia literária na linguagem do coloquial, do regional, dos fricotes e dos bordões.
O que remete à leitura crítica do registro como resgate de uma “tradição”. Aspecto que ecoa, em verossimilhança, no curso que fizeram os canônicos, tais como Machado, Érico, Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana, João Cabral...
Numa arqueologia do popular.
Contudo, a linguagem do regional é registrada como um legado histórico inscrito na geografia pessoal dos personagens da trama O dia do descanso de Deus.
O local onde se dá a tragédia com Divina, a doce personagem através da qual deriva a novela, é Porto Alegre registrada com afinco e devaneio em meio à nuvem da ditadura de pau-de arara.
Neste espaço e tempo de palavras desterradas, e desterritorializadas pela contemporaneidade, tem-se o prazer de averiguar, com singular empatia, um cotidiano (a)temporal que pertence a todos que dão devida importância à memória, interior e exterior.

(Desterro - SC, Inverno de 2007)
____________
* Marília Corrêa Machado é professora, graduada em Artes Plásticas, autora da tese de mestrado em Teoria Literária "O gosto do nunca e do sempre, Um estudo sobre o tempo e o espaço na poesia de Mario Quintana."

Adroaldo Bauer
Enviado por Adroaldo Bauer em 03/09/2007
Reeditado em 21/09/2007
Código do texto: T636319
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (De Adroaldo Bauer - http://coisaegente.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Adroaldo Bauer
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 65 anos
773 textos (20980 leituras)
26 e-livros (1079 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 22:47)
Adroaldo Bauer