Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dia do Professor


Sempre digo que para se abraçar alguma causa ou fazer opção por uma determinada profissão tem que haver vocação.

A palavra vocação vem do latim - vocatione: ato de chamar; escolha, talento, inclinação ou propensão natural para um estado ou profissão.

Junto à vocação está o amor, ele norteia todo o nosso desempenho toda a nossa arte de bem conduzir os nossos planos, metas e objetivos traçados para o fim do qual nos colocamos a serviço, caso contrário, não obteremos êxito nas atividades realizadas.

A missão de educar é a mais nobre que existe, quiçá a mais importante. Temos em nossas mãos crianças, jovens e adultos sedentos do saber, e que buscam em nós, professores, a esperança de se realizarem de alguma forma. Buscam muitas vezes o aconchego que faltou no lar, a palavra de estímulo para seguir adiante, buscam o pai, a mãe que já se foram. Querem ouvir de nós um: Vai em frente, você consegue! Não desanime, sua vitória depende do seu esforço! E tantas outras frases que ficaram esquecidas no tempo. São pequenas, mas de um efeito eficaz e benéfico.

Suprir estas necessidades, conduzir ao saber pleno é, de fato, colocar em prática a verdadeira missão de bem ensinar, mas ensinar com prazer, um prazer que brota da alma, um prazer altruísta. Dialogar nas horas que for preciso; esquecer muitas vezes o que foi planejado para aquela aula, mergulhar nos problemas pessoais e emocionais dos nossos alunos, envolver toda classe, afinal somos uma família, e é no seio da família que se discute e se reparte os problemas, assim um ajudará o outro e juntos se chegará ao pódio. Não ao pódio das disputas olímpicas que tem um único lugar para o vencedor, onde o primeiro lugar é único e insubstituível, mas ao pódio do conhecimento, pois na sala de aula não existe um “primeiro lugar” específico, todos ocupam o primeiro lugar, afinal todos são vencedores, são atletas do saber, e o saber não é disputa é partilha.

Eu, você, todos que escolheram esta vocação vamos fazer jus ao sentido real da palavra, vamos nos entregar de corpo e alma a esta causa nobre, e reconhecer que temos em nossas mãos, capacidade suficiente para transformar o mundo, pois só se transforma o mundo através da educação.

Nobres colegas tenhamos sempre em mente que se formos dignos do presente as gerações do futuro se orgulharão de nós, e desta forma, seremos lembrados com respeito por todos que passaram por nossas mãos.

Parabéns pelo nosso dia, que possamos fazer a diferença e ter a plena convicção de que, o que foi semeado nos corações e nas mentes dos nossos alunos, um dia darão os mais belos frutos de amor, conhecimento, carinho e doação.

Um abraço e Feliz Dia do Professor



Elian Maria Bantim Sousa
Enviado por Elian Maria Bantim Sousa em 13/10/2007
Reeditado em 13/10/2007
Código do texto: T692180

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Elian Maria Bantim Sousa
Coelho Neto - Maranhão - Brasil
492 textos (225217 leituras)
2 e-livros (82 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/17 21:47)
Elian Maria Bantim Sousa