Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A RECRIAÇÃO DO REAL

Eliane, nova amiga e confreira de Letras!
 
Agradeço o comentário sobre o meu texto O VENTO DAS ESCOLHAS: http://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/731688 .
Curto, grácil, estimulador...
 
Fizeste com que eu rerruminasse o mesmo - que não o havia lido mais desde a sua lavratura e escritura no Recanto - e desta ruminação surgiu o excerto A REVELAÇÃO DOS MEDOS, http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/748797 , que pretendo seja útil ao leitor.
 
Não que a literatura tenha o condão de vir a interferir diretamente na realidade, mas, sim, que ela se aninhe dentro do universo humano, o que cria alguma possibilidade de ato-fato decorrente da ação do homem no plano do real.
 
A referida "Revelação..." parece que teria o sortilégio capaz de introjetar no eventual leitor alguma seta que lhe permitisse chegar ao autoconhecimento: a descida aos infernos. Algo como o universo de Dante, na Divina Comédia.

Sempre acho que o escritor é tal qual um boi. Manso e aparentemente pacífico (tem vários estômagos e medos), necessita ruminar o pensamento pra poder lhe retirar o sumo.
 
Agradeço o bem que me fizeste. O teu gesto me fecundou. É interessante esta gestação instantânea. Sempre fruto do amoroso ato da leitura. E à distância, sem contato físico.

Sobre nós esta força desaba os elementos do caos. É um dos poucos fortes milagres da geratriz humana. O resto é de Deus, aquele que tudo sabe...

Para alguns, talvez por navegarem pouco no mar do escuro, chegam a ver na cerebrinação do escriba a decorrência efetiva do Criado-Criador.

É esta eventual energia a que matura o dia seguinte.

- Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2007.
http://www.recantodasletras.com.br/cartas/748887
Joaquim Moncks
Enviado por Joaquim Moncks em 23/11/2007
Reeditado em 17/05/2008
Código do texto: T748887
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Joaquim Moncks). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Joaquim Moncks
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 71 anos
2829 textos (765844 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 12:29)
Joaquim Moncks