Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A ética dos homens e sua referência

 
A vida se sustenta no que transcende todo entendimento humano . Algo para além , onde o real é o que nos habita e faz vibrar cada parte de nós ,  se presentificando . Talvez chamemos simbólico , significante de significados nunca esgotados . Pela absoluta impossibilidade de representação . Algo nos escapa sempre !!!
 
Como compreender  algo que ultrapassa as leis escritas e as normas de uma relação interpessoal , e faz com  que desenvolvamos comportamentos de solidariedade e afetividade nas nossas relações inter - pessoais ???? Que se faz acontecer nas formas mais diversas de amor ?? De respeito ?? Posso pensar na barra psicanalítica , no simbólico , na funçào paterna efetiva . Pela via do simbólico estabelecem - se leis de uma ética nas relações dos seres do cosmo ?? Que referência primeira tem a humanidade para então desenvolver seus códigos éticos de relações na civilização ??
 
O que em última instância é referência para nossos atos , mandos e desmandos ? Porque alguns  , ainda que parte idissociável da sociedade captalista ativa ,  apesar dessa sociedade produtiva , do capital , desse mundo globalizado . Onde a singularidade é posta de lado e o apêlo à padronização de comportamentos , de sentimentos e sensações é exarcebada .
Por quê ou o quê movimenta no homem sua característica ética e de retidão nas relações com o Universo , o macro e o micro cosmos ??
 
Penso que uma postura de paz , comprometida com o profícuo e ao mesmo tempo sendo progressiva  e progressista mantenha e funde valores incondiconados com a condição miserável do homem ,  libertos de todo esse apêlo  que agride , denigre , amputa , violenta o Universo ,  é algo trilhado e construído numa dimensão  mais apurada e sutil , onde o alcance pela razão desprovida de qualquer emoção é  impossível de ser pensada .
 
Nos meus pensamentos ,  que escrevo à medida que teclo as teclas desse computador , eu tenho me interessado pela bondade , pela solidariedade , pelas relações que se formam tendo o amor e o respeito ao Outro e ao Cosmos . Se por vezes penso ou direciono meu olhar às mazelas do homem e da vida , não quero abordar esse aspecto na minha escrita . Pelo menos nesse momento . Me interessa escrever , sem intensão de entender ou fazer entender o que abordo . Nem de esgotar o tema , mas de abrir um caminho a mais para discutir a ética nas relações interpessoais , nas relações de cada elemento desse Universo , onde todos sào indissociáveis e a harmonia é algo que ressoa ao longe e tào perto .
 
Sabemos que o homem é uma realidade indisponível e intangível . Inviolável !! Inviolável sim . Ainda que dilacerem seu corpo , seus sentimentos , sua dignidade , sua honra . Algo escapa e faz o homem um ser inviolável . Algo se mantém presentificando essa inviolabilidade .  Algo que não se explica , não se entende com as leis , palavras , equações , com coisas criadas pelo homem para se explicar e se fazer entender .
 
 
Então há algo que transcende - nos e às nossas tentativas de entendimento e de fazer entender . E se nos ecapa é porque não precisamos entender , mas apreender . Seguindo nossa caminhada junto aos que nos interelacionamos , aos elementos todos do universo .
 
A isso eu preciso dar um Nome , escolher um Significante que não se esgote , mas que por ser Absoluto em sua Significação Camamos Deus , Criador .
 
Como os homens que vivem dentro das aspirações de justiça , solidariedade , paz .. pode se sustentar a longo prazo a até o eterno ?
 
Se existem imensuráveis homens no Universo se paltando nos valores citados  , há algo que faz pensar  que há um Deus impessoal . O Criador nos é para todos e Dele somos parte indissociável e por atrvés dele somos todos interligados .
 
 As referências primeiras foram esculpidas i inscritas em nós pelo que nos transcende .
 
Ainda assim sei que esse ensaio deixa lacunas a serem preenchidas . Como saber o que é o bem e o mal ?  Como estar certa de que é solidariedade e justiça o que homens que definimos do bem  fazem ??  Como definir valores ?  Por que viéz devo seguir minha construção filosófica , para que ele seja nula , descomprometida com códigos morais e  moralizantes e seja uma postura de caráter ético e reflexivo ??
 
 
Nada há que me garanta . Por vezes acho que nós os Poetas e Escritores ,  nós os Apaixonados ,  os Cientistas , Estudiosos , filósofos ........... cremos em nossa capacidade de fazer o Outro se encantar com o que escrevemos e acreditar .
 
Porque nós somos crédulos e  incrédulos , nós amamos o belo e o feio pelo conteúdo de sua forma . Nós fazemos florir no Outono e chover na Primavera .  Nós enxergamos flores no deserto mais àrido . Amamos além de nós e além do espaço e do tempo . Somos capazes de sentir o cheiro de quem nunca se aproximou fisicamente de nós . De cantar letras nunca ouvidas . De abraçar sem tocar . De sermos envoltos pelos braços dos abraços que nos chegam numa carta . De tocarmos nossos rostos , nossas peles , nossos afetos e  nos sentirmo  afetados sem ter tocado com nossos olhos o olhar que agora nos lê .
 
Somos  esses seres assim tão enigmáticos  quanto transparentes , encantados e misteriosos . Inofensivos e agressivos . Amamos o que nos move .
 
Meu abraço carinhoso e terno ,
 
   Soraia Maria Lopes Martins .
SoraiaMaria
Enviado por SoraiaMaria em 02/04/2005
Código do texto: T9318
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SoraiaMaria
Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil
81 textos (350195 leituras)
3 e-livros (488 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 07:42)
SoraiaMaria