"O Fumante"-- Contos Curtos.

Amílcar descansou no sofá,olhando com um sorriso entredentes para a carteira de Parliament com um único cigarro, pensando que logo teria que ir ao mercado para se reabastecer.Fazia um ano que fumava descansado,tranqüilo,pois há exatamente um ano abrira o berro com família,colegas,amigos,gente que gostava dele e vivia o pressionando para deixar de fumar há quinze anos.Explodiu dizendo que sabia que ia morrer,fosse de enfizema,fosse de câncer de pulmão,de bronquite,de infarto ou do diabo a quatro,mas que parassem de o atormentar, morreria satisfeito então e logo,mas fumando seu cigarro!Amílcar tanto berrou,tanto envermelhou,tanto ficou furioso,tanto protestou,bufou,todo suado,que os amigos nunca mais falaram. Hoje faz um ano de vida sem pressões de outros quando,então,resolveu fazer uma Tomografia de Pulmão,só para ver,disse brincando ao técnico de enfermagem que franziu o cenho e não lhe falou nada quando estendeu o resultado.

Quando cheguei para visitar meu amigo ,encontrei o sentado na poltrona com um cigarro apagado no cinzeiro,uma carteira vazia ao lado,mais o resultado cinzento de uma tomo de pulmão e uma cartela de Bup na mesinha.Ao me ver ,sorriu, dizendo:”-Estou festejando meu dia amigo,finalmente pude largar o cigarro,já que deixaram de me pressionar!”

“Pobre amigo,que fumou anos por ódio ",rsss...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 16/05/2015
Código do texto: T5243955
Classificação de conteúdo: seguro