A manteiga corporal

- Manteiga corporal?

Eu nunca ouvira falar naquilo. Ao telefone, minha irmã Tina repetiu:

- Manteiga corporal. É um hidratante, na verdade. O fabricante é um cliente meu aqui de Brasília, ele possui uma fábrica em Goiás. Manteiga Corporal Perdição.

- E você quer que eu dirija um comercial de... manteiga corporal?

- Você não é fã de Ridley Scott, Renato? Scott não produzia comerciais antes de se tornar um diretor de cinema?

Eu ia dizer "antes e depois", mas Tina foi mais rápida:

- E já como diretor consagrado, ele filmou o comercial do Macintosh, da Apple, de que você tanto fala!

- Verdade. Mas você quer comparar um comercial revolucionário para a Apple com outro sobre... manteiga corporal? Até o nome soa desagradável! Parece que a pessoa vai ser besuntada nisso e comida com...

Subitamente, uma ideia me passou pela cabeça.

- Quanto ele me paga pela direção?

- No que você está pensando, Renato? - Perguntou Tina, desconfiada.

- Se ele quer um diretor três vezes premiado no Festival de Caldas Novas, terá que pagar um preço adequado.

O tom de voz de Tina continuou desconfiado.

- Estamos mesmo falando de dinheiro aqui, Renato?

* * *

- Revolucionário?

O empresário, o tal cliente de Tina, Marcondes Salgado, me olhou com uma expressão atônita.

- Revolucionário, senhor Salgado - insisti. - Eu sou um diretor de cinema. Só vou aceitar dirigir o seu comercial porque pode servir para divulgar o meu trabalho para um público mais amplo e ganhar alguns prêmios de publicidade.

- Confesso que não conheço os seus filmes... - ponderou ele. - Mas a doutora Martina me disse que você já ganhou vários prêmios... você faz comédias?

Ele realmente nada sabia sobre mim.

- Na verdade, não, senhor Salgado. Faço dramas existenciais, aventuras filosóficas, questionamentos sobre a natureza humana...

- E como espera traduzir isso para o meu produto? Revolucionário significa o quê, em termos de impacto nas vendas?

- O seu objetivo não é tornar o produto conhecido? Pois posso lhe prometer que será impossível que o meu comercial para a Manteiga Corporal Perdição passe desapercebido!

Salgado ainda não parecia inteiramente convencido. Coloquei mais um peso no prato da balança:

- Naturalmente, precisaremos de um nome de projeção nacional para a campanha. Eu recomendaria a Clara Castanho... é uma atriz jovem, conhecida, e cujo cachê não deve ser dos mais caros.

Felizmente, Salgado via novela ("de passagem pela sala"), e conhecia a Clara. E Clara me devia um trabalho, desde que fizera "forfait" em "O Paciente Polonês". Assim sendo...

Fechamos o negócio.

* * *

Salgado compareceu ao estúdio no dia da gravação do clímax do comercial, principalmente para ter uma ideia no que o seu dinheiro havia sido investido - e tirar selfies com Clara Castanho. Olhou para os cenários e figurinos, genuinamente impressionado.

- Caramba! Isso aqui parece um set de "Guerra nas Estrelas"!

- Usamos muito papel machê e material reciclado - tranquilizei-o. - O efeito visual é impactante, mas custou barato.

E ainda haveria o acréscimo de gráficos gerados em computador na pós-produção, mas isso era uma outra história.

- E o que vão filmar hoje?

- A cena em que a Princesa de Vênus, vivida pela Clara Castanho, vai ser oferecida em sacrifício ao Rei dos Homens-Leão.

- Tipo "A Bela e a Fera"? - Inquiriu Salgado.

- Algo assim... - assenti, para não alongar muito a conversa.

Vestida com um sumário biquíni de metal dourado (plástico, na verdade), e besuntada dos pés a cabeça com a tal manteiga corporal, Clara Castanho seria conduzida por dois homens-leão até o tal rei, que desceria do trono e começaria a lambê-la, sem muita cerimônia. Clara, ou melhor, a Princesa de Vênus, ficaria obviamente apavorada, até que o rei finalmente comentasse:

- O sabor é delicioso! Podem preparar para o jantar!

- Mas não sou eu, majestade! - Exclamaria a Princesa.

E exibindo um pote de Manteiga Corporal Perdição para a câmera:

- Seja você a Perdição dos homens da Terra!

O rei toma o pote das mãos dela e começa a comer o conteúdo, deliciado. Ainda voltada para a câmera, a Princesa conclui:

- Manteiga Corporal Perdição: hidrata a sua pele, devolve a elasticidade natural... e evita que você vire o prato principal em outros planetas!

Salgado assistiu a tudo de olhos arregalados. Tive que lhe perguntar se havia gostado.

- Acho que você entregou o que me disse... é efetivamente revolucionário. Só espero que as donas-de-casa entendam...

As donas-de-casa talvez não tenham entendido, mas os maridos sim. Homens começaram a comprar potes de Perdição para suas esposas e namoradas.

Nenhuma delas virou a Clara Castanho, com certeza.

- [20-10-2017]