Da sacada, as 'sacadas'! (EC)

Era de lá que Helinho a observava desde que eram crianças!

Embora bastante tímido, ousava ficar disfarçando e olhando-a por horas a fio...

Do outro lado da rua, embora também de forma disfarçada, tinha certeza de que Virninha também o olhava!

Helinho trabalhava o dia todo e estudava durante a noite, havendo esta aparente ‘paquera’ nos finais de semana!

O jovem, encantado pela jovenzinha que o embevecia, buscava obter todas as informações acerca daquela que pretendia tomar como sua prenda!

Amigo do irmão de Virninha, de forma ‘dissimulada’ obtinha aqui e ali, muitas informações que lhe interessavam, tais como a idade da menina, alguns de seus gostos, em que série e em qual horário e escola estudava e até se ‘tomava tento’ de sua existência! E entusiasmado ficou quando o Wilton (este era o nome do irmão ‘pesquisado’...), ‘en passant’ comentou que seus pais até haviam comentado com eles acerca de sua luta, embora tão jovem, trabalhando durante todo o dia e estudando à noite! Exultou ainda mais quando o irmão ‘falador’ acrescentou dizendo que Virninha tinha expressado que também o admirava por ser um jovem tão esforçado, no que foi corroborada pela mãe, Dona Magnólia...

Aos olhos de Helinho, a jovenzinha estava literalmente florescendo, tornando-se a mais bela flor que seus olhos admiravam! As contemplações que realizava, no entanto, ocorriam de forma cada vez mais espaçada, separadas pela distância da sacada de sua casa para a sacada da casa espreitada!

O tempo, sempre inexorável, passou e Helinho ficou bastante comprometido em suas atividades que fazia com que suas ‘sacadas’ para a sacada vizinha tornassem-se raras.

Em certa ocasião, já estando frequentando curso superior, que dentre outras ‘regalias’ possibilitava o exercício do magistério, Helinho resolveu abrir mão do seu emprego em multinacional e ‘aventurar-se’ no magistério assumindo algumas aulas no regime de Professor Contratado a Título Precário e mais algumas como substituto de professor que se encontrava em gozo de férias! E durante esta mudança houve oportunidade de uma tarde livre e Helinho resolveu, finalmente, deixar de lado sua timidez e encontrar a já adolescente Virninha na saída da escola onde cursava seu segundo grau, ‘dica’ que havia obtido com o irmão ‘falador’ Wilton!

Coração acelerado se postou na esquina próxima à escola e a olhar centrado no portão de saída da escola viu quando a jovem colegial saiu em meio a uma galera de outras mocinhas. Respirou fundo, buscando a mais interna reserva de coragem que possuía, saiu do seu ‘esconderijo’ e após dar alguns passos, literalmente recuou, pois a menina atravessou a rua e foi ao encontro de nada mais, nada menos, do que de sua mão Dona Magnólia!

Totalmente surpreso e com a coragem adquirida desmoronada, deu ‘meia volta’ e ficou na espreita somente observando. Viu que mãe e filha trocaram algumas palavras saindo posteriormente de braços dados para algum incerto destino.

Ressabiado, Helinho voltou para sua casa, sendo que após este episódio, sua vida seguiu mais e mais acelerada e ele, sem saber administrar corretamente seu tempo, não encontrou mais nenhuma possibilidade e nem jeito de conversar com a moçoila.

E o tempo passou...

Helinho formou-se, seguiu seu caminho, e soube posteriormente que Virninha havia conhecido um rapaz, viúvo, e que com ele contraíra matrimônio, segundo o informante, levando uma vida feliz!

Por seu turno, Helinho também contraiu matrimônio com uma excepcional companheira, apaixonou-se perdidamente e com ela constituiu uma feliz família! Porém, de vez em quando ressoava em sua mente lembranças do tempo em que da sacada de sua humilde residência, efetuava sacadas em ‘olhares pidões’ em direção à florescente vizinha, mas sem ter qualquer sacada que levasse esta querência a um final no sentido que pretendia!

***************************************************

Fonte de busca dos significados de SACADA:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/

sf (sacar+ada1) 1 Ato ou efeito de sacar; sacadela. 2 Exportação, saca. 3Imposto que antigamente pagavam os exportadores. 4 Balcão de janela ou porta, que ressalta do alinhamento da parede. 5 V galão e sacão (de cavalo). 6Puxão pelas rédeas; sofreamento. 7 gír Ideia.

sf (saco+ad) Aquilo que pode caber dentro de um saco.

Dicionário InFormal (SP)

No uso informal, algo semelhante a uma "observação" ou "insight".

Ele teve uma sacada brilhante.

Este texto faz parte do Exercício Criativo - A Sacada

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/asacada.htm