RELATO DE VIDA E O FIM DO CATIREIRO

RELATO DA VIDA E O FIM DO CATIREIRO

Catireiro, braganhador, bricks, biscateiro, roleiro, peão, amansador de cavalo de boi e gente, arador de terra com boiada, plantava roça semeando jogado com as mãos, dizia que em terra boa os frutos virão mesmo que desorganizado e vinha, barbeiro, trançador, violeiros dos bãos, alegre, com risadas altas e gostosas, alegrava qualquer ambiente, inteligência rara nos projetos do dia a dia.

Era analfabeto, não sabia escrever, mas sabia fazer conta como poucos, foi barbeiro de muita gente nova e velha, foi pedreiro inclusive a pedido de Pe Aldo nas casas da Penha nos domingos, não usa plumo nem nivel tinha uma visão boa de equilibrio, trouxe muitos cavalos garimpados das montanhas de monte verde, vendeu muito cavalo pro frigorifico de bragança,

Dificil encontrar quem não gostou, facil encontrar quem gostou, que foi beneficiado pela sua companhia e vida, deixou bons rastro por onde passou, e muitos ensinamentos das lidas em que participava.

Contava que uma vez levou um cavalo velho para braganhar com uma potra com um vizinho no pico, chegando lá provocou o vizinho e este falou trocar eu não quero não, vendo por duzentos, pra trocar quero 400 de volta; disse ele então fica trocado, não vou levar o cavalo velho, pode ficar pra você cuidar dele pra mim.

Contava que foi comprar um gadinho nos Godois e após comprar umas 12 rezes do morador de lá, sempre fiado como fazia naquela época, saindo com o gado, o vizinho e irmão do vendedor provocou para ele vender o gado, pediu uns 30% de lucro e o irmão do vendedor disse quero comprar pode deixar aqui então; e isto na frente do irmão Vendedor; em seguida os irmãos começaram a rir dizendo, vem o Bastiãozinho la´de anhumas aqui, e leva um lucro de 30% neste negócio e nós aqui irmãos e vizinho somos tontos mesmos por não conversar.

Pra ouvir boas precisam ouvir o Dinho e o Silvinho contarem, o João Hermengildo também tem boas.

São pessoas que conviveram bastante com ele, que este ano estaria fazendo 96 anos, e já nos deixou a 17, fazendo falta pra muitos, apesar de seus ultimos 4 anos terem muito dificil. O fim é feio

Estrela da Mantiqueira 2017

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 22/09/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6122084
Classificação de conteúdo: seguro