Um gato chamado Jack

Jack era um gato da casa de Joseph, um gato que – como tantos outros – ali chegou e ficou. Foi acolhido rapidamente por todos da família: Joseph, a esposa e os filhos se encantaram por ele logo de cara. Ali, o bichano não encontrou resistência nem dos outros gatos, os sem nomes, que já viviam na casa há mais tempo.

Era um gato vira-lata, preto com as patinhas brancas, como se calçasse meias, e a pontinha da sua cauda também era branca, como um pingo de neve. Um gato bonito, que rapidamente conseguiu destaque entre os outros. Foi o único a ganhar um nome. Os demais gatos eram chamados por suas características físicas – como o Rajado, o Branco e o Ama¬relo – e se esgueiravam pela casa em busca de restos de comida ou de um cantinho para dormir. Diferentemente de Jack, que volta e meia aparecia com um rato ou um calango na boca; ele caçava a própria refeição, coisa que os seus companheiros de casa não faziam.

Jack era mesmo diferente, ninguém podia negar. Mas, com o tempo, Joseph e sua família começaram a ter problemas, pois o gato preto de meias brancas, bem, ele aprontava das suas.

Jack saía para explorar os quarteirões do bairro e voltava com uma coxa de frango assada ou com um bom pedaço de bife; um dia ele roubou um franguinho do quintal da vizinha e o levou para repartir com os outros gatos. Os três filhos de Joseph, uma menina e dois meninos que brincavam no quintal, não conseguiram salvar o pobre frango e o viram servir de refeição para os seus animaizinhos de estimação.

O gato Jack começou a ficar conhecido por todos no bairro. Até mesmo uma maritaca, ave de estimação do vizinho da frente de Joseph, o conhecia pelo nome: “Jack, Jack”, repetia ela ao ver o gato, que continuava a cometer seus pequenos delitos e a furtar comida nas casas vizinhas. Porém, na casa de Joseph ele não roubava nada, nem aproveitava as sobras de comida que lhe davam, como se preferisse deixá-las para os amigos felinos, que pareciam admirá-lo.

Joseph temia alguma retaliação por parte dos moradores do bairro contra o gato ladrão, nome pelo qual as pessoas passaram a chamar Jack. A esposa de Joseph, que se apegara ao bichano como todos ali na casa, preferia chamá-lo de gato caçador.

Ladrão ou caçador, Joseph resolveu comprar um saco de ração para ver se o gato parava de importunar os vizinhos. Jack experimentou um pouquinho no primeiro dia, depois não quis mais. E, para piorar, o plano de Joseph teve efeito contrário. Vocês vejam como era a ousadia de Jack: ele gostou da ração, mas preferiu, então, pular os muros e as cercas vizinhas para comer as rações dos gatos e dos cachorros do bairro. Os cachorros até tentavam apanhá-lo, mas Jack era muito rápido e esperto, sempre se safava.

Alguns vizinhos começaram a achar que o nome do gato seria por causa de Jack, o estripador, mas quem poderia garantir que não era o caso se nem mesmo Joseph, a esposa e os filhos lembravam por qual razão lhe deram esse título?

— Joseph, você tem que tomar uma providência – disse o vizinho da frente, que era amigo da família. – A qualquer hora, vão acabar matando o Jack. Hoje mesmo ele tentou comer a minha maritaca, sorte que cheguei a tempo. Se fosse outro, teria dado veneno ao seu gato.

Você tem que tomar uma providência. Essa frase não saía da cabeça de Joseph, até que decidiu agir. O homem aproveitou que a esposa e os filhos tinham saído para passear. Melhor eles não verem o que vou fazer. Chamou o gatinho, como sempre fazia, para acariciá-lo. Jack não tinha como escapar da armadilha preparada pelo homem em quem mais confiava. Joseph colocou o gato dentro de um saco de estopa e chamou o vizinho, que já estava a par do plano, para leva-los em seu carro e soltarem Jack bem longe dali.

No caminho, lágrimas caíam dos olhos do bom Joseph. O gato miava assustado, unhava o saco que o prendia, numa ânsia de escapar, mas era inútil. Na medida em que o tempo passava, o gato ia se resignando, seu miado ficando mais raro e mais fraco, e o agito se acabando. Já a dor de Joseph ia aumentando, seus olhos derramavam lágrimas copiosamente.

— Você não pode desistir, Joseph, já chegamos até aqui – o vizinho o encorajava. – Com o tempo tudo passa, você não vai nem se lembrar desse gato.

O carro estava parado no local escolhido como o novo lar de Jack. Era um bosque que ficava fora da cidade, próximo a algumas granjas.

— Aqui o Jack terá tantos franguinhos quanto desejar comer. – O homem sorriu, tentando animar o dono do gato.

Joseph abriu o saco de estopa. O gato se balançou, chacoalhando o pelo, e soltou um miado de alívio por sua liberdade.

— Adeus, Jack. – Joseph afagou os pelos do gato. Perdão?

Voltou rapidamente para o carro, tinha pressa de deixar aquele lugar. Enquanto o carro se afastava, Joseph ainda ouvia os miados do gato que, aos poucos, foi ficando menos intenso, até que seus ouvidos já não podiam mais captá-los.

Em casa outra vez.

As crianças e a esposa de Joseph logo deram pela falta do Jack. Imaginavam que algum vizinho tivesse dado cabo do gato. De pensarem nessa hipótese, elas choravam. Até os outros gatos rondavam a casa e a vizinhança com miados tristes, que mais se pareciam com chamados. Eles chamam pelo amigo, deduziu Joseph, e a expressão melancólica que trazia em seu semblante o denunciaria caso alguém suspeitasse dele. Mas todos ali sabiam que Joseph era quem mais gostava do gato preto de meias brancas. Como eu pude fazer isso com o Jack?

A esposa viu o marido se embrenhar para o quarto de bagunça e sair de lá empurrando uma bicicleta velha, há tempos abandonada. Ele encheu os pneus com uma bombinha de mão, levou a bicicleta para a rua e montou.

— Aonde você vai, Joseph?

— Eu não queria... Eu... – O homem não conseguia responder.

— Não me diga que você soltou o Jack em outro lugar?! – expressou a mulher, desconfiada.

— Pai, você...? – A filha também quis tomar satisfação.

— O pai soltou o Jack, mãe? – O menino do meio preferiu questionar a mãe, enquanto o mais novo soluçava em prantos.

— Prometo trazê-lo de volta – Joseph finalmente conseguiu se pronunciar.

A mulher confiava no marido, assim como os filhos confiavam no pai. Os rostos de todos ali se encheram de esperança no homem sobre a bicicleta.

— Você vai conseguir! – A esposa o encorajou. As palavras dela serviram também para animar as crianças, que começaram a sorrir e a gritar:

— O pai vai buscar o Jack! O pai vai buscar o Jack!

E ele foi.

Já no local em que havia deixado o gato, Joseph o chamava:

— Jaaack, Jaaack! – Caminhando por entre o bosque, gritou mais alto e demorado: – Jaaaaaack... Jaaaaaack... – repetia sem parar.

Como o gato não surgia, Joseph começou a caminhar beirando as granjas e constantemente repetia o chamado:

— Jaaaaaack... Jaaaaaack...

E ele veio. Atravessando a cerca de uma das granjas, tinha a boca cheia de penas o gato preto de meias brancas.

— Esse é o Jack que eu conheço — comentou consigo mesmo. — Vou te levar para casa, Jack. — Ele se abaixou e o gato subiu em seu colo.

Era quase fim de tarde quando o filho menor de Joseph o avistou vindo de bicicleta com uma mão no guidão e a outra segurando Jack contra o peito.

— O Jack voltou! – celebrou.

Assim que o notou, o gato pulou dos braços do homem e correu de volta para seu lar. A família toda já o esperava de braços abertos. Jack miava como se dissesse aqui é o meu lugar. Os outros gatos miavam contentes com o retorno do companheiro. A maritaca do vizinho, como de costume, repetia: “Jack, Jack”. Foi uma alegria para todos.

No dia seguinte, numa manhã de domingo, o menino do meio se levantou cedo, pois queria aproveitar o dia todo para brincar. Foi quando saiu de casa e vislumbrou algo estranho. Jack está com uma folha de alface na boca? Levou as mãos aos olhos para desanuviá-los. Sim, o Jack estava comendo alface.

Joseph, que havia percebido um barulho estranho no quintal, levantara para ver o que estava acontecendo. Encontrou a porta aberta e, ao sair, notou o filho ali, paralisado, olhando para o gato.

— Caramba! – exclamou ao ver o que o gato estava fazendo. Observou o menino e perguntou: – Filho, por que você deixou o Jack comer a maritaca do vizinho?

— A maritaca? – O menino levou a mão aos olhos para desanuviá-los mais uma vez. – Pensei que fosse alface.

Apesar da situação desconfortável na qual sabia que seu gato o tinha colocado em relação ao vizinho, Joseph não conseguiu segurar o riso.

— Alface... – dizia ele e ria. – Você achou que a maritaca fosse alface... – Correu para acordar a todos e contar o ocorrido.

Assim como Joseph, todos acharam engraçado e riram muito, repetindo: “Alface, pensei que era alface”. Mas, passado o momento de risos, veio à tona o problema. A esposa de Joseph perguntou ao marido:

— E agora, o que vamos fazer com o Jack?

Joseph, você tem que tomar uma providência. As palavras do vizinho voltaram à mente do homem. Ele sabia que começaria tudo de novo: as caçadas de Jack, as reclamações...

— Ele matou a maritaca do vizinho – continuou a esposa.

— Eu não posso me desfazer do Jack... Não conseguiria outra vez... – E, olhando para a mulher, as crianças e o gato, decidiu: – Eu assumo as consequências. O Jack fica!

A esposa e as crianças riam felizes pela decisão de Joseph, que pegou o gato no colo e lhe afagou os pelos macios, fazendo-o ronronar – ali era o seu lugar, eles eram sua família e Joseph não voltaria atrás na sua decisão.

— Você fica, Jack! – anunciou o homem, emocionado. – Você fica!

*Informação:

A ideia para este conto foi de José Otávio Neto (meu irmão mais velho).

Ele me deu a ideia e eu desenvolvi o texto.

Obrigado, Zé!

Natanael Otávio
Enviado por Natanael Otávio em 19/03/2015
Reeditado em 16/12/2015
Código do texto: T5175906
Classificação de conteúdo: seguro