O pato machucou a pata
 
   As galinhas conversavam animadamente, foi aí que passaram dona gansa e o senhor ganso correndo. Tão apresados eles estavam que as galinhas, sempre enxeridas, perguntaram:
      - Aonde vai com tanta pressa Dona Gansa?
      - Vou à casa da pata, ela precisa de minha ajuda.
     - Mas o que aconteceu com dona pata? – quiseram saber as galinhas.
    Dona gansa já ia longe, senhor ganso olhou para trás e apenas respondeu:
     - O pato machucou a pata! – disse ele sumindo de vista.
     As galinhas ao ouvirem aquilo ficaram indignadas:
     - Como pôde o senhor pato fazer isso, machucar a dona pata!
     - Dona pata sempre tão gentil, isso não vai ficar assim!
     As galinhas se reuniram e foram atrás do galo:
     - Galo, faça alguma coisa, o senhor pato machucou a dona pata!
     O galo ouviu aquilo revoltado:
    - O senhor pato sempre foi um sujeito equilibrado, grande amigo e camarada, mas machucar a dona pata, ah não. Vou chamar o delegado!
    E o galo, seguido pelas galinhas, foi até o delegado. E no caminho o senhor porco e dona porca quiseram saber o motivo da confusão:
     - Senhor galo, senhoras galinhas – chamou a dona porca – aonde vão com tanta pressa?
     O senhor galo falou:
     - Vamos ao delegado fazer uma denúncia, o senhor pato machucou a dona pata!
     O senhor porco não acreditou no que ouviu:
     - Ah, a dona pata sempre tão alegre. O senhor pato passou dos limites. Nós vamos com vocês!
     O galo e as galinhas, o porco e a porca iam juntos atrás do delegado. E era tanta confusão que o senhor gato e dona gata acordaram e quiseram saber o que era tudo aquilo:
     - Miau... onde vão todos vocês? – perguntou o senhor gato.
     O senhor porco foi quem falou:
     - Senhor gato, o senhor não vai acreditar. Vamos chamar o delegado e leva-lo a casa do senhor pato, pois ele machucou a dona pata. Dona gansa e o senhor ganso  estão lá agora consolando a coitada.
     A dona gata então falou:
     - Miau, isso não! Quero ir também e ver direito o que aconteceu.
     Assim muitos bichos foram se juntando. Veio a vaca e veio o boi. Veio o cavalo e veio a égua.
     Foram se ajuntando na frente da casa do delegado e o falatório era tão grande que a senhora cadela, esposa do delegado cão, logo saiu para fora e perguntou:
     - Mas o que é tudo isso?
     - Viemos atrás do delegado para leva-lo a casa do senhor pato, ele machucou a dona pata! – responderam eles.
     Imediatamente o delegado cão saiu de dentro de casa e falou:
     - Como assim? Vamos agora mesmo, aqui ninguém machuca ninguém, isto não é certo.
     Cão e cadela, gato e gata, galo e galinhas, vaca e boi, porco e porca, cavalo e égua. Todos foram em conjunto a casa dos patos.
     Lá chegando o delegado bateu a porta:
       - Abra em nome da lei! – disse ele.
     A porta se abriu e dona gansa os atendeu:
     - Senhor delegado? O que quer? – perguntou ela.
  - Senhora gansa, peça ao senhor pato para vir aqui imediatamente!
     Ao invés do pato apareceu, ora vejam, dona pata!
   - Ele não pode senhor delegado, o senhor pato machucou a pata. – disse ela.
     Todos olharam dona pata, ela estava linda como sempre e sem nenhum arranhão.
     O espanto foi geral, mas para tirar todas as dúvidas o senhor pato apareceu na porta, mancando da pata machucada e apoiado com a ajuda de seu amigo senhor ganso.
     - Tanta gente em minha porta só porque machuquei minha pata! – disse ele – Não sabia que gostavam tanto de mim.
   Todos então começaram a gargalhar. E o pato nada entendeu.
   Pois é, vejam só que situação, o pato tinha a pata machucada e quase vai para a prisão.

 
Luciano Silva Vieira
Enviado por Luciano Silva Vieira em 31/07/2013
Reeditado em 31/07/2013
Código do texto: T4413654
Classificação de conteúdo: seguro