O buraco

Certo dia um homem muito rico andava por uma estrada deserta, quando de repente caiu em um buraco fundo demais para sair sozinho, então o homem gritou por ajuda, mas percebendo que ninguém vinha por perto se pôs a pensar em como sairia dali.

Veio-lhe a ideia de jogar a sua cara cartola no meio da estrada para que alguém que a visse parasse e então ele gritaria por ajuda, e assim o fez. Horas já haviam passado quando ao longe ele ouviu alguém falar:

- Mas porque deixariam uma cartola bonita como essa caída aqui no chão? Vou levá-la para mim.

O homem então gritou, mas quando o estranho colocou a cabeça no buraco ele viu que era uma criança e se desanimou.

- Nada podes fazer por mim! Vá embora. – Disse.

Então o garoto se foi com a cartola. O homem jogou dessa vez os seus sapatos, que eram muito mais caros do que a cartola.

- Desse jeito ficarei pobre antes de alguém me tirar daqui.

Muito tempo depois outra pessoa se aproximou.

- Nossa! Que sapatos lindos, vou levá-los para casa.

Novamente o homem gritou, e novamente se decepcionou ao ver que era uma mulher que tinha parado ali.

-Nada podes fazer por mim! Vá embora.

Então a mulher se foi com o par de sapatos. O homem desta vez jogou o seu caríssimo relógio de bolso, herdado de seu avô. Triste por tal ação, ele chorou. Mas desta vez não demorou muito para que parassem.

- Um relógio de ouro! Mas que maravilha.

Ele gritou, e da abertura do buraco um jovem homem surgiu.

- Ajude-me a sair daqui bom homem, e será o dono de vastas terras.

-Bem que eu gostaria de ajudá-lo senhor, mas o buraco é fundo demais, não consigo alcançá-lo.

Os dois homens então tristes com a verdade se puseram a pensar em que poderiam fazer. Tempo depois aquela mesma mulher e aquele mesmo garoto voltaram a passar pelo buraco, perguntando se podiam fazer algo para ajudar.

- Não sei o que posso fazer para tirar o pobre senhor daquele buraco, ele é muito fundo para puxá-lo. – Falou o jovem.

-E que tal usarmos uma corda? Longa o suficiente para alcançá-lo e forte também para puxá-lo. – Falou a mulher, que era inteligente.

- Não temos uma corda aqui. – Respondeu o jovem.

- Eu irei buscá-la na cidade. – Falando isso a criança, que era veloz, correu para a cidade mais próxima.Não demorou muito para que ela voltasse com a corda.

O jovem que era forte puxou o homem para cima, e este feliz com a conclusão de sua aventura falou:

- Eu não deveria ter subestimado vocês dois, sem a sua inteligência e a sua velocidade, ele não conseguiria tirar-me do buraco, peço desculpas. Mas vamos comemorar essa conquista, tudo o que eu possuo, agora também pertence a vocês!

Os quatro, então, partiram juntos pela estrada.

Luiz Paulo Guerra
Enviado por Luiz Paulo Guerra em 19/10/2014
Código do texto: T5004673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.