Um menino chamado Tico

Era uma vez um menino chamado Tico, um menino travesso, bagunceiro e desobediente.

Logo pela manhã, quando ia saindo de casa a mãe pediu:

- Tico arrume o seu quarto, por favor! Ontem você deixou muito bagunçado.

Tico respondeu:

- Arrume você se faz questão de arrumação!

E foi dando as costas para a mãe e deixando-a muito nervosa.

Ao sair encontrou com o seu cachorrinho no quintal e o animalzinho veio ao encontro de Tico para ganhar um carinho, mas em vez de brincar deu um pontapé no pobre e este saiu chorando de dor.

Quando chegou à escola uma coleguinha chamada Vitória veio falar com ele, mas em vez de dar atenção para a colega, começou a fazer piadas sem graça e insultá-la. A pobre menina saiu correndo muito sentida.

No pátio jogou papel no chão, depois saiu empurrando as crianças menores junto com colegas malcriados como ele, só pelo gosto de vê-las cair, se machucar e chorar.

Neste momento, foi surpreendido pelo inspetor de alunos que o repreendeu e colocou-o de castigo. Só que no castigo, ele ficou com muita raiva e prometeu se vingar.

Já na classe, a professora pediu a lição de casa e ficou muito brava quando Tico disse que esqueceu o caderno em casa. Muito irritada, ela mandou o menino para a diretoria.

Quando estava esperando a diretora atendê-lo, ouviu as pessoas comentando que o melhor aluno da escola iria ser presenteado com uma bicicleta novinha e ele ficou imaginando como seria legal ele ser o ganhador.

Quando foi falar com a diretora, Tico até demonstrou arrependimento de tudo que aprontou, mas como castigo teve que levar um bilhete aos pais onde era relatada toda a conduta errada do menino na escola.

Saiu com o bilhete e ficou com vontade de rasgar para se livrar da bronca e do castigo dos seus pais, mas o medo de ser descoberto foi maior e guardou no bolso.

Andava distraído e caiu um tombo ainda no pátio e o inspetor viu a queda, mas ele se lembrou de tudo que o Tico andava aprontando e virou as costas para ele e fez que nem viu. Mesmo com muita dor no joelho resolveu ir para sua casa.

Ao chegar ao portão, ele chamou o seu cãozinho, mas este correu para se esconder. O menino não teve o costumeiro carinho do amigo.

Ao chegar à sala, sua mãe estava na cozinha e ele correu contar para ela do machucado, mas ela muito chateada com o jeito que ele tinha tratado de manhã e foi bastante ríspida com ele. Ao perceber a cara de sua mãe ficou com medo de mostrar o bilhete e foi de fininho para seu quarto.

Ao entrar no quarto tropeçou nos objetos que ele havia deixado esparramado em seu quarto e caiu um grande tombo.

Lamentavelmente fraturou a perna e o braço no tombo e por este motivo ficou imobilizado por um longo tempo.

Neste tempo acamado, seus pais o cercaram de carinho e atenção e isto fez o menino começar a se arrepender de suas atitudes negativas e também se sentir solitário, pois não recebia nenhuma visita, nem dos seus colegas de bagunça.

A cada dia que passava, por mais carinho que recebia de seus pais, se sentia muito triste porque nem o cachorrinho queria chegar perto dele.

Um dia ele se abriu com sua mãe e ela carinhosamente falou:

- Filho, cada um de nos somos responsáveis pelos nossos atos, pensamentos e conduta. Se fizéssemos toda a nossa vontade sem levar em conta o direito e a opinião dos outros, acabamos magoando e ferindo as pessoas e isso acaba trazendo a solidão e o desprezo.

- Ah, mãe! Achei que era legal a gente brincar com as pessoas e levar a vida numa boa, sem ficar dando conta a ninguém! Puxa, eu achava um barato poder andar com minha turminha causando medo nos menores!

- Isto se chama covardia e fico muito triste em saber que você teve atitudes assim, sinto-me envergonhada destas atitudes. Espero que possa repensar sobre tudo isso ou eu e seu pai, vamos ter que te castigar mais severamente!

- Mãe, estou me sentindo muito sozinho! Ninguém da escola veio me ver! Nem os meus amigos de bagunça, ninguém gosta de mim por quê?

- Filho, amizade, respeito e amor a gente conquista com atitudes amigáveis e amáveis e infelizmente, pelo jeito, você só conseguiu semear medo e raiva, né?

Tico se sentiu envergonhado e triste por suas atitudes e começou a soluçar baixinho e sua mãe o abraçou com carinho. Nisso alguém bateu na porta e a mãe foi atender e para surpresa de todos era a menina Vitória que vinha sorridente, trazendo o seu caderno para que o Tico pudesse acompanhar as matérias dadas na escola.

Diante da atitude nobre da menina, Tico se arrependeu sinceramente por tudo que andou fazendo e recebeu a coleguinha com um sorriso aberto e olhar radiante.

Assim, o menino mudou completamente suas atitudes e tornou-se um ótimo aluno e principalmente uma PESSOA DE BEM. E para surpresa de todos foi o ganhador da bicicleta como o melhor aluno do ano.

Noriko Izumi
Enviado por Noriko Izumi em 03/12/2016
Código do texto: T5842408
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.