Português para Crianças

Por aquele tempo, minha filha Camila deveria ter uns quatro anos de vida, quando num dia comum fui pegá-la na escolinha ao meio-dia. Vinha visualmente chateada e já foi despejando:

- Painho, o senhor não ensinou pra gente que era muito feio mentir e que acima de tudo ainda era pecado?

- Sim filha. É evidente que sim.

- Pois hoje a Tia... mentiu pra gente.

- Calma, meu amorequinho! Antes de tudo devemos entender o que é mentira e o que é ficção. Mentira é quando uma pessoa conta um fato ao contrário do que aconteceu, ou inventa um caso para se safar de uma situação vexatória, ou ainda para incriminar injustamente outra pessoa.

Devemos entender o sentindo da fala da professora. Por exemplo: Se ela contou que o lobo reclamou do cordeiro por esse está sujando a água que ele, lobo bebia, não devemos entender isso como mentira. Isso é uma fábula.

- Não foi nada disso. A Tia disse pra nós ficamos "comportadinhos", sem fazer barulho, que ela iria à diretoria num pé e voltaria no outro. Eu pensei que ela fosse pulando. Painho, ela foi em dois pés e retorno nos mesmo dois pés!

Nossa! Eu mordi os lábios para não estourar em risos e complicar ainda mais a encrenca.

- Minha querida, isso é força de expressão! Essa é uma forma que as pessoas grandes usam para dizerem que não irão demorar. Um dia, você irá entender melhor isso.

- Não quero nem saber, a tia voltou nos mesmos dois pés!

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 27/09/2017
Reeditado em 28/06/2020
Código do texto: T6126039
Classificação de conteúdo: seguro