Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Odisséia-mirim

Há anos não nos víamos. No segundo grau estudamos na mesma escola técnica. Não fazíamos o mesmo curso e ingressamos em anos diferentes, mas nos conhecemos numa das turmas em que eu adiantava umas matérias.
Eis que o encontro num churrasco de campanha. Sempre vou a esses churrascos, gosto de reaver um pouco do dinheiro que pago em impostos, ainda que seja em lingüiça semicrua e refrigerante quente.
Nos cumprimentamos e ele perguntou o que eu andava fazendo, contei-lhe e ele me perguntou onde eu trabalhava, disse-lho e ele perguntou quanto eu estava ganhando, mais uma vez dei-lhe a informação, já acostumado ao tipo de interrogatório que se faz nesta cidade sem tato.
Mas ele em seguida disse que estava me perguntando todas essa coisas porque:
"Terminei o curso técnico, mas não peguei o diploma porque não levei o comprovante do estágio obrigatório, embora eu tivesse feito o estágio. Depois fui fazer agronomia, mas o curso era integral e não tinha tempo pra trabalhar, abandonei no segundo ano. Depois fui traficante por cinco anos e em seguida fotógrafo por três anos. Agora sou agente da polícia federal e ironicamente trabalho no combate ao tráfico."
Assim, sem pausas, me resumiu em menos de um minuto o que acontecera na sua vida nos últimos 15 anos, trocamos mais umas palavras e ele sumiu no meio do povo, provavelmente atrás de mais um copo de refrigerante quente com lingüiça.
aluísio de paula
Enviado por aluísio de paula em 13/09/2006
Reeditado em 14/09/2006
Código do texto: T239516

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar autor e link para o original. Link para www.recantodasletras.com.br/autores/olhodalua). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
aluísio de paula
Curitiba - Paraná - Brasil, 43 anos
700 textos (50951 leituras)
8 áudios (1116 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 06:32)
aluísio de paula