Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SÓ ENTRO COM A ROLA... Série: Figuras de Poções...

BEQUINHO, CAPITAL ROLA. Série: Figuras de Poções...

A família Fagundes foi composta por homens de grande envergadura moral e muitos artistas. Alcides da Silva Fagundes, o amigo de todos, Cidinho, chegou a ser prefeito de Poções, onde foi coletor estadual por mais de 30 anos e uma pessoa muito querida da população. Também em Poções, vivia Bequinho, um desses boêmios inveterados, capaz de trocar a noite pelo dia. Não trabalhava e vivia, como se diz, de renda.

Um joguinho de snooker aqui, um carteado ali e um conhaque nos intervalos, O tempo passava e Bequinho não se dava por vencido. Jamais mudou sua maneira de ser e agir.

Eis que, Bequinho um belo dia bateu os olhos na filha de Cidinho e a menina ficou enfeitiçada a ponto de namorar às escondidas e engravidar. A família ficou em estado de calamidade. Só se falava na cidade sobre o fato e uma posição teria que ser tomada. Resolveu-se, então, convidar o malfasejo Bequinho para definir a situação. Presentes ao evento toda a família da menina desvirginada e aquele que seria o futuro marido. Depois de muita conversa, muitas explicações do pai quanto ao meio pelo qual criou os filhos, algumas lágrimas da garota, ameaças veladas de alguns irmãos e tios, foi a vez de Bequinho dizer das suas intenções.

lnicialmente, queixou-se da sorte, disse que não tivera maldade, que amava de fato a menina, mas que não tinha como casar-se, desempregado que estava e sem profissão definida.

O constrangimento foi aumentando, a ponto de Cidinho aborrecer-se de vez e gritar com o malfazejo: - Como é que é, seu Bequinho, o sr. casa ou não casa com minha filha? E Bequinho, entre o pálido e decidido, sentenciou: - Casar, eu caso. seu Cidinho, mas só entro com a rola...

Daí em diante, nas rodas da malandragem ele era gozado pelos amigos com o título de Bequinho, capital rola...
Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 30/07/2005
Reeditado em 01/05/2006
Código do texto: T38820

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272372 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:27)
Ricardo De Benedictis