Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Dando uma voltinha

 
Ao completar a maioridade, Martinho recebeu do pai um presente: conhecer alguns lugares do Brasil. Primeiro, ele foi para a Amazônia. Em Manaus, no Amazonas, encontrou o verde, a natureza. Mas viu a miséria das comunidades ribeirinhas, faltava de tudo. Não tinha acesso à saúde. Os postos ficam longe. Faltava tudo, principalmente atenção.
No nordeste, viu a seca castigando. Gente que ainda vive sem tecnologia, onde a energia elétrica nem chegou. Foi para São Paulo, lá encontrou moradores de rua. Sem-tetos. Gente passando fome. E tantos outros ricos. Foi para o Rio. A violência urbana chamou sua atenção. De lá, seguiu para Brasília. Viu grandes festas. Mansões. Viu luxo, e descobriu que eram os governantes. Voltou para a casa.
- Filho, como foi à viagem? Questionou seu pai.
- Pai. Lugares lindos. Maravilhosos. Tudo que dizem. Agora, o povo sofre. Atrás da grade fica o cidadão. Nas ruas, as crianças. E muitos, dormem no chão. E alguns, nem sabem o que é civilização.
- E você, ainda quer mudar para lá?
- Eu não pai. A terra precisa ser solidária primeiro. Por enquanto, aqui em Marte tá melhor.
 


Ana Maria Negreiros
Enviado por Ana Maria Negreiros em 26/08/2007
Código do texto: T625288

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Ana Maria Negreiros). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Ana Maria Negreiros
Ananindeua - Pará - Brasil, 38 anos
147 textos (8245 leituras)
9 áudios (662 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 18:50)
Ana Maria Negreiros