Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Urbanagonia

Caminhava, pesadamente, sobre o asfalto molhado. Acompanhando os reflexos dos prédios nas poças de água.Desarmonia urbana a emoldurar o dia sem luz.

Abril cinza, em meio a outras colorações do mês no calendário nacional.O centro da cidade não era o que podia chamar-se de  downtown.Antes disso, era um aglomerado de edifícios antigos, mal-cuidados, distribuídos em  ruas e calçadas estreitas.

Não gostava de ir até lá. Um certo sentimento claustrofóbico o dominava.Saudade de outras metrópoles de avenidas largas e possibilidades a garimpar.Mas, era a sua cidade.Não tivera coragem de içar velas e aportar em outras latitudes.Ao inesperado, tinha preferido a rota rotina de todos os dias.

Aqueles rostos, mesmos.Cansados.A deselegância das vitrines, o tráfego feroz de carros e guarda-chuvas.Tudo o oprimia. Pensou em gritar, em escrever um e-mail para o Prefeito, em chutar o stand dos ambulantes.Crescia dentro dele, uma fúria desconhecida.

Desatento, não se deu conta da falha no passeio público.Esborrachou-se no chão.Agora, sim, podia ver àqueles mesmos rostos olhando-o com um mix de nojo e piedade. Então, estridente, a  sirene da ambulância poluiu o ar. Tudo escureceu em sua mente.

Acordou em outra cidade...


Ricardo Mainieri
Enviado por Ricardo Mainieri em 14/04/2005
Reeditado em 15/04/2005
Código do texto: T11265
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo Mainieri
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 56 anos
1920 textos (29390 leituras)
1 e-livros (105 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 18:31)
Ricardo Mainieri