Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MEU PAI E O PROJETOR DE SONHOS

A LUZ APAGOU. A PELÍCULA COMEÇOU A RODAR...ERA SÁBADO À NOITE E MEU PAI PROJETAVA NA TELA, UM CLÁSSICO DE BANG-BANG COM JOHN WAYNE. O CINEMA LOTAVA! ANTES DE COMEÇAR A SESSÃO, A ALGAZARRA ERA INIMAGINÁVEL, OS CORAÇÕES ÁVIDOS PARA A VIAGEM AO REINO DA FANTASIA. ERA UM FORMIGUEIRO DE INQUIETAÇÕES, PIPOCAS DO VELHO ZÉ BORGES, FOGUETEIRO QUE PERDERA UM BRAÇO, PIRULITO EM FORMA DE GUARDA-CHUVA FECHADO, FEITO POR MINHA AVÓ, QUE O SERROTE VENDIA...
MAGISTRALMENTE, MEU PAI ANUNCIAVA QUE A MAGIA IA COMEÇAR AO SOM DE "BARRIL DE CHOPP". ERA UM BURBURINHO...TODOS MEXIAM-SE  IMPACIENTES NA CADEIRA. O BURBURINHO DIMINUIA DE INTENSIDADE, À PROPORÇÃO EM QUE O FILME COMEÇAVA A RODAR E O SILÊNCIO TOMAVA CONTA DA ENORME SALA, QUE ANTES HAVIA SIDO UMA GARAGEM, QUE MEU PAI IMPROVISOU PARA SER O "CINE SÃO FRANCISCO".
FORAM ANOS DE INTENSA MAGIA QUE VIVI, DESDE A MINHA INFÂNCIA ATÉ A MINHA ADOLESCÊNCIA.
VIAJEI EM SONHOS PROJETADOS NUMA TELA DE CINEMASCOPE...FIQUEI ÍNTIMA DE JOHN WAYNE, EM SEUS CLÁSSICOS DE COWBOY...CONHECI CARLITOS, O CHARLES CHAPLIN COM O SEU CHAPÉU COCO E BIGODINHO NO MEIO DO NARIZ, SALTITANDO COM SUA BENGALINHA...VIVENCIEI GUERRAS EM "AS PONTES DO RIO KWAI", SUBLIMEI MEU CORAÇÃO AO ASSISTIR "ANA E O REI", "TARDE DEMAIS PARA ESQUECER", "O SOL POR TESTEMUNHA", "A NOVIÇA REBELDE", "DR. JIVAGO", A SÉRIE COM O SEAN CONNERY DE "OO7 JAMES BOND", OS CLÁSSICOS DO ALFRED HITCHCOCK, COMO "JANELA INDISCRETA", "UM CORPO QUE CAI", "PSICOSE", SEM FALAR NOS FILMES NACIONAIS DA ATLÂNTIDA, COM OSCARITO E GRANDE OTELO, QUE TANTOS SUCESSOS FIZERAM... CONHECI ASTROS ATRAVÉS DO TELÃO, COMO, BURT LANCASTER, DEBORAH KERR, ELIZABETH TAYLOR,WILLIAM HOLDEN, GREGORY PECK, CLINT EASTWOOD, PAUL NEWMANN, CARY GRANT, JAMES STEWART, ALAIN DELON, TOM CURTIS, KIM NOVAK, OMAR SHARIF, DORIS DAY, JANE FONDA, JULIE ANDREWS E TANTOS OUTROS...
NO FINAL DA SESSÃO, QUANDO O FILME ERA BOM, OS CORAÇÕES VOLTAVAM PRA CASA, FARTOS DE SATISFAÇÃO E IAM DORMIR COM AQUELES SONHOS MAGNÉTIZADOS NA MEMÓRIA...A SALA, AGORA VAZIA, SÓ PAPÉIS DE BOMBOMS, SACOS AMASSADOS DE PIPOCA, COMO TESTEMUNHAS DE QUE, ALI, ANTES, HOUVE UMA VIAGEM AOS SONHOS MÁGICOS DA SÉTIMA ARTE.


29/08/06    TEREZA NEUMANN


PS: HOMENAGEM AO MEU PAI.
Tereza Neumann
Enviado por Tereza Neumann em 29/08/2006
Reeditado em 29/08/2006
Código do texto: T227749

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Tereza Neumann). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Tereza Neumann
Salvador - Bahia - Brasil, 62 anos
330 textos (15757 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 12:08)
Tereza Neumann