Qual moça será a futura princesa? A flor Ho.

A flor Ho.




Quem seria escolhida a futura rainha?


Há uma lenda da idade média relatando que na região onde hoje se localiza a Alemanha, Suíça e Áustria,O prédio do Reichstag no fim do século XIX. um príncipe de uma grande território estava às vésperas de ser coroado imperador de seu imenso reino.

As leis eram severas e todo rei deveria ser casado com moças de suas terrase domínios.

O príncipe mandou publicar um edital e ordenou que seus arautos lessem seu desejo em todas aldeias e recantos do seu reino.

 Este edital consistia  em uma "disputa sadia" entre as moças próximas da corte e de todas outras localidades  que achassem interessante a  proposta real. 

O edital do príncipe anunciava que haveria uma celebração especial para todas as pretendentes e lançaria na data um grande e especial desafio.
 
Uma idosa senhora, que trabalhava no  palácio desde tenra idade, soube do edital e ajudou nos  preparativos  desta celebração.

Ficou triste, pois tinha uma filha, jovem de 15 anos que nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe, desde criança.

Ao chegar em casa, viu sua filha alegre e ela lhe disse que ela também  iria até este evento real, pois era uma jovem do reino e os arautos estiveram naquele lugarejo e leram o edital do príncipe e o publicaram na Igreja da comunidade.

A mãe, estupefata disse:
-  Filhinha, o que você irá fazer lá no palácio? 
Tire esta idéia insensata da cabeça; eu sei que você deve estar sofrendo, mas não alimente este teu desejo,  vai te deixar triste e talvez, até louca.
Você irá sofrer, com isto.

E a menina de 15 anos respondeu: 

- Não, mamãe querida, isto não será sofrimento e nem loucura.
 Esta será a minha grande oportunidade de eu ficar, por alguns momentos, próximo do príncipe,  e isto já é para mim, uma grande felicidade.

Na hora marcada, a jovem chegou ao palácio real.
 

Estavam lá belas moças do reino e da corte, com lindos vestidos, jóias, com sorrisos forçados e naturais.

 Logo após, ao som de um clarim, o príncipe anunciou o desafio: 

- Vou dar a cada uma de vocês, uma semente que esta qui neste pote de porcelana irá produzir a flor Ho.
A moça  que, dentro de seis meses e um dia, na próxima primavera,  me trouxer a mais bela flor em um vaso, que será denominada com o a flor Ho,  será escolhida minha esposa e futura imperatriz deste reino.

O desejo do príncipe seguiu as tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de  "cultivar" costumes, amizades, relacionamentos, família, eventos festivos, jogos e principalmente flores e jardins.

Os dias passaram e a meiga  jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente.

Ela sentia no seu interior se a beleza da flor surgisse na mesma grandeza de seu amor, ela teria um resultado favorável nesta sua tarefa tão demorada, marcante e competitiva.

 Talvez, desta forma, fosse ver qual era a flor Ho, anunciada pelo príncipe.

Passaram-se 90 dias, mais de três meses e nenhuma flor surgia.

A jovem consultou jardineiros de sua aldeia , usou de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.

Com o passar dos dias ela percebia que o seu sonho não iria se realizar, mas mesmo assim cada vez tinha mais amor para o vaso de cerâmica simples e a semente que ela regava quase todos os dias, com muito amor, carinho e dedicação.

  Passaram os seis meses e nada havia brotado.

No outro dia, que era o dia marcado pelo príncipe para que todas as moças levassem o vaso com as flores ela disse a sua mãe que mesmo assim, sem nenhuma flor, retornaria ao palácio com o vaso e a semente, pois queria estar mais alguns momentos com o príncipe e queria conhecer a futura rainha.

 Estava no palácio, na hora marcada, com seu vaso de cerâmica,
  sem flores.

 As outras pretendentes estavam  cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas cores e formas. Algumas até tinham vasos de ouro, de prata e de porcelana chinesa.
Ela estava admirada, nunca tinha visto  tão belas flores e tanto perfume.

Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.

Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem  com o vaso simples de cerâmica, sem flores, como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações.

A maioria das outras moças choravam...

 

Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz.
A flor Ho. 
A flor da Honestidade,
  pois todas as sementes que entreguei eram estéreis e sem poder de germinação.


Publicado por Beckhauser em 04/08/2010 às 17h17
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (www.laerciobeckhauser.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.