Um conto de Páscoa...

Uma menina de 12 anos pergunta ao seu tio:

_ Tio Samuel o que comemorávamos na Páscoa antigamente?

_ Há muito tempo atrás comemorávamos o fim do frio do inverno e o inicio da primavera, a oportunidade de trabalharmos no campo para o sustento de nosso povo.

_ Mas com o tempo isso mudou, o que então passamos a comemorar?

_ O fim da escravidão no Egito! Dizia tio Samuel profundamente emocionado.

_ E depois?

_ Depois veio o Cristo e aquela festa que era hebraica foi incorporada ao Cristianismo e tornou-se um marco da libertação espiritual, pois o Cristo veio ensinar novas e recordar velhas lições esquecidas... Dizia Samuel com lágrimas nos olhos.

_ Então quer dizer que Páscoa – significa LIBERDADE?

_ O que você acha? Perguntou o tio agora desejoso de conhecer o que a sobrinha havia entendido daquela conversa.

_ No passado a Páscoa significava a ESPERANÇA de vencermos a fome, que era uma forma de libertação; depois ela significou a LIBERDADE física quando saímos do Egito; e por fim ela se tornou espiritual...

_ Como assim?

_ Com Jesus aprendemos um novo significado para a LIBERDADE, pois essa se tornou espiritual, quando Ele ensinou que a morte não existe, que a vida continua sempre e que estamos aprendendo uma lição a cada dia, que o reino dos céus habita em nós, quando Ele ensinou a perdoar, a amar até os inimigos, a viver!

_ Lindo! Mas por que você ficou triste?

_ E que meus coleguinhas acham que Páscoa significa OVO DE CHOCOLATE, e isso é muito triste... Disse a pequena chorando.

_ Então cabe a você lembra-los! Peça a professora permissão para contar uma história e lhes conte essa sobre a Páscoa e proponha aos seus colegas que ao invés de quererem ovos, que troquem gentilezas e que ajudem um irmão necessitado a comer melhor, a viver de forma mais digna, afinal de contas nós estamos aqui de passagem e a única moeda que poderemos levar são as virtudes e as boas ações que fizermos, certo?

_ Sim! Obrigada tio.

Ela falou na escola e naquele ano foi feita uma grande arrecadação de alimento para os mais pobres do bairro e as crianças trocavam seus ovos caros pela oportunidade de doarem-se como Jesus, que nos deixou o seu exemplo de amor ao dizer do alto da cruz:

“_ Pai, perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem!”