Edificação dos mouros

Século IX - Dois homens estavam a conversar sobre o alongamento de uma construção. O primeiro ressalta:

-Estou assustado com a pressa em que esta obra se dá.

-A procedência da mesma tem por finalidade erguer-se ao mínimo de tempo para atender as necessidades dos mouros.

-Oras, mas deste modo não haverá tempo para a chegada do bom material provindo do norte do oriente...

-Será vendido o bom material somente para conseguir comprar grandes peças para enfeitar o interior da mesquita.

Então a construção deu-se por completa em trinta dias, sem o apoio básico do bom material.

Os mouros chegaram e adentraram à construção finalizada. Disseram estar surpresos com a finalização tão rápida que se dera. Criados e servos que presenciaram a construção, não quiseram ficar nas proximidades do local e nem na festa que ali iria acontecer, por medo do desabamento da própria construção. Os demais sacerdotes muçulmanos receberam melhores elogios sobre a agilidade e sobre os lindos objetos de valor da mesquita. Porém, não se conformavam com o inusitado e rápido desenvolver. Árabes eram bons, porem reconhecidos por sua eficácia e lentidão em obras. Foi então que um dos mouros retirou-se do interior da mesquita juntamente com sua família e empurrara uma das vigas laterais que seguravam a obra. A construção desabara e enterrara os diversos pertences valiosos.

Foi compreendido que a pressa faz com que ajamos de maneira equivocada, fazendo com que soterremos próprias construções pessoais juntamente com o que há de mais valioso nesta.

Amemos nossa construção pessoal, porém não permitamos levar ao desastre e nem impor riscos desnecessários, somente pela cobiça inútil de economia de tempo.

Esperai, construí-vos, a edificação cautelosa se faz com o material de qualidade a fim de que não venha sofrer pela inconstância de um erro não pensado sobre o querer economizar e ignorar o indispensável.

Juliana Pereira e Espírito João Coutinho
Enviado por Juliana Pereira em 30/11/2012
Reeditado em 02/06/2013
Código do texto: T4012942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.