CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E O ANDARILHO

De que se alimenta o poeta?

Em minha frente observo uma cena onde Carlos Drummond de Andrade escuta pacientemente um andarilho. Com muita concentração e respeito por Drummond o andarilho aponta seu dedo indicador gesticulando algumas palavras.

Drummond com suas pernas cruzadas sério e seu óculo firme e imóvel tem todo tempo do mundo a ouvi-los.

Será que essa sena já foi vivida por Drummond? Será que foi conversando com pessoas menos favorecidas, sem nem um intelecto que Drummond em seus estudos construía sua obra? O contraste do intelecto com o ignorante se dava na mais alta harmonia, parecia se entenderem ao pondo de Drummond admirar lá do céu.

Gosto de pensamentos e de tentar entender o contesto harmoniosamente arranjado, que no fingimento poético o que vale é a poesia.

Logo o senhor andarilho de pés descalço, com uma fita amarrada em um dos pés, vestindo calção com listras laterais e uma camisa de propaganda do PT com uma estrela vermelha em um dos ombro.

Já Drummond com seu terno de linho branco fazia pouca causa dessa situação.

Ao fundo o mar, azul de parar qual quer um para admirá-lo. Um casal a se banhar de mãos dadas. Namorando sem se dar conta do cenário de que os vigiava. Isso tudo mais ou menos meio dia.

Sentados ao banco do calçadão, Drummond e o andarilho segue com sua prosa, um em total silencio e o outro se dando a oportunidade de debater sua opinião, sem nem um constrangimento de sentar ao lado de uma celebridade e desencadear uma conversa, quase que de pé de orelhas.

Nada do outro mundo se não fosse interessante o registro dessa cena.

Tava me esquecendo do saco ao lado do senhor andarilho, nele carregava toda sua história.

“As academias coroam com igual zelo o talento e a ausência dele”.Carlos Drummond de Andrde

“Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência.”Carlos Drummond de Andrde.

Por fim se trata de uma foto de ser homenageada só pela ocasião.

Deleito-me desse cetim de letras...

Que de nada e de poesia minha mente se alimenta até observar uma foto em que uma estatua de bronze de Carlos Drummond e um andarilho.

Escrito em 13 de dezembro de 2012, por Orlando Oliveira.