Curiosidade em parte saciada... (EC)

Bem,..., para variar, mais uma vez fui surpreendido com expressão que não tinha o menor conhecimento do que era, então, no modelo atual de sobrevivência e de auxilio à minha ignorância, recorri ao Dr. Google e, feliz, tive minha resposta:

Sawabona, é um cumprimento utilizado no Sul da África e quer dizer:

“Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim”

Shikoba, é a resposta ao cumprimento acima e significa: “Então eu existo prá você”.

Tive uma verdadeira aula por lá através do Dr. Google e se alguém, assim como eu, ainda tiver dúvidas acerca do tema que nos foi desafiado, acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=4329.

***********************************************************

***********************************************************

Transcorria a Copa do mundo na África do Sul e Raimundo lá estava.

Mas como? Questionavam-se todos os que o conheciam...

Como pode o Raimundo, ‘durango’ como é, mal sabendo falar o português, realizar uma viagem como essa?

Será que acertou na loteria e não contou nada prá ninguém, pô!

Alguns mais curiosos trataram logo de dirigir-se até a casa do Raimundo para ‘bisbilhotar’ junto aos seus parentes.

Sigismundo, o mais curioso, combinou com os demais que como tinha um maior conhecimento com o senhor Severino e com a dona Cícera, genitores do Raimundo, iria sozinho até a casa, como quem não queria nada, para obter os detalhes de como o ‘durango’ havia conseguido deslocar-se até o país onde estava sendo disputada a maior competição esportiva do planeta!

Combinado e executado, o ‘curioso’ não teve maiores dificuldades em ser recebido em pouco tempo pelos pais do ‘viajante’, que gentilmente o convidaram para entrar e o recepcionaram com toda a dignidade e atenção que lhes merecia um amigo do filho!

Sigismundo foi logo explicando que havia ficado surpreso quando havia tomado conhecimento da intempestiva viagem do amigo Raimundo e era exatamente por esse motivo que lá estava. Queria saber detalhes acerca da viagem do amigo para tão longe!

Gentil e detalhadamente os pais do ‘viajante’ explicaram ao ‘curioso’ amigo do filho que Mundinho (que era como eles tratavam o filho...) havia ganhado (sic) de presente a passagem de ida e volta para o país africano de um sócio da empresa na qual trabalhava que por motivos pessoais não teve como para lá viajar e que havia oferecido ao filho que aceitou.

Disseram que a única preocupação de Mundinho era em relação de como se viraria por lá, haja vista mal conhecer o nosso próprio idioma. Mas como iria para lá com tudo pago, inclusive com entradas para todos os jogos nos quais o selecionado brasileiro interviria, não relutou, em breve tempo fez a malas e devidamente autorizado pelo sócio que o presenteou em relação à sua ausência do trabalho, partiu para a sua aventura.

Exultando por ter tido todas as informações que por lá fora buscar, o ‘curioso’ não via a hora de retornar para junto de sua ‘galera’ para, exibidamente, buscar elogios por seu rápido e eficiente desempenho!

Ao despedir-se do solícito casal que tão bem os recepcionou, ainda teve tempo de ouvir uma última fala relativa à viagem do amigo, que foi transmitida pela dona Cícera.

Sorrindo, ela informou que a única coisa que Mundinho soube dizer quando chegou ao destino e que havia lhe sido recomendado pelo chefe que o presenteou que SEMPRE deveria dizer àqueles nativos com os quais tivesse contato, era o que estava escrito em um papelzinho que estendeu para que o ‘curioso’ tomasse conhecimento.

Sigismundo rapidamente desdobrou o papelzinho que lhe foi estendido por dona Cícera onde, em letras garrafais pode ler a recomendação: SEMPRE que se dirigir a alguém diga SAWABONA, que você estará dizendo que a valoriza, que a respeita e que ela é importante para você! Feito isso, a pessoa para a qual dirigiu a saudação, deverá responder SHIKOBA, onde estará dizendo que então existe prá você!

Sigismundo agradeceu dona Cícera e voltou rapidamente para junto de seus também curiosos amigos e antes de contar os pormenores de tudo o que havia captado na casa do ‘viajante’ foi logo dizendo que foi excelente sua atuação como detetive e que, inclusive, havia até aprendido a se comunicar quando também viajasse para a África do Sul!

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Sawabona Shikoba. Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/sawabonashikoba.htm