"Brigite e o Olho Grande"--ContosCurtos.

Brigite conhecia a fama de Vera há anos. Provinha do colégio. Diziam que Vera era olho grande, invejosa, desde quando viu as lindas flores do jardim de Jana e os pequenos olhinhos negros se estreitaram, cruéis, despeitados, mirando as margaridas como que a fuzilá-las. Dias depois as flores morreram ,no jardim de Jana. O olhar e a fama de Vera se espalhou pelo colégio.Temiam -na. Entretanto , Brigite não acreditava em olho grande, até um determinado dia em que passeava de bicicleta em um estradinha íngreme, por cima de rochas e viu um casal se aproximando. Brigite estava linda e feliz na sua bike, e passou ao lado dos namorados. Foi notada pelo homem e desviou os olhos, encarando a mulher. Era Vera. E Vera com aquele olhar despeitado, de olhos estreitados, pretinhos e cruéis, lançando como que raios malignos .E a força do ódio, do ciúme e inveja de Vera expressos no olhar, foi de tal intensidade que Brigite perdeu o controle da bicicleta, angustiada, atingida, e levou tremendo tombo.

Na varanda da casa ,dias depois, pensou em um entendimento para este olho cruel e vingativo. O olho grande transmitia sentimentos invasivos ,de ódio, inveja, que o outro permitia que entrassem e tomassem conta de si e então, seu ego ,invadido , perdia o controle. Assim, Jana, assustada e invadida pelaa inveja e o despeito ,negligenciou as Margaridas, deixou de as cuidar e ,claro, morreram. E ela, Brigite, tomada pela angústia que Vera lhe transmitiu, perdeu o controle e caiu .

Depois de encontrar o entendimento do ôlho grande, Brigite relaxou e dormiu, prometendo a si encontrar Vera, aquela criatura horrorosa, e ,desta vez, não permitir que toda a sua ansiedade e inveja, a invadissem novamente. Dormiu satisfeita e saiu de bike pela manhãzinha. Encontrou o casal. Vera a olhou com o mesmo clarão de ódio invejoso fuzilando nos pequeninos olhos negros. Mas desta vez, ela se defendeu, ficou impassível, entendeu e não temeu ou se angustiou com a expressão de Vera. Afinal, o ódio invejoso não lhe pertencia .E deu de ombros, sorridente, e saiu pedalando ,feliz, realizada e satisfeita, pela estradinha íngreme.

Os olhos de Brigite se assemelham à Violetas.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 31/01/2015
Código do texto: T5121092
Classificação de conteúdo: seguro