PRESIDENTE POR UM DIA =

Em um pequeno país fora eleita sua primeira presidente, Paloma, e o Mundo todo conheceu e aplaudiu a bela e valorosa mulher.

Florentina, modesta garota, encantou-se com o fato e passou a desejar, ela também ser um dia a presidente daquele pais.

Paloma era para Florentina o modelo de perfeição, talvez a mais venturosa mulher do planeta e a tinha como exemplo de coragem, determinação e sucesso. Estava sempre nos noticiários, viajava pelo mundo todo se encontrando com celebridades, tudo que ela almejava fazer um dia.

Como é frequente acontecer em quase todo o Mundo, os habitantes sofriam a consequência da má administração e desonestidade de seus governantes e Florentina na sua ingenuidade de menina honesta e sonhadora pensava que chegando lá resolveria todos os problemas como um passe de mágica.

A educação deixava a desejar? Os professores eram incompetentes, as escolas mal instaladas?

Nada mais fácil. Ela contrataria só professores de alto nível, competentes e dedicados.
.
Como?

Pagando bem e proporcionando oportunidades de aperfeiçoarem-se cada vez mais.

E a Saúde?

Ela faria uma campanha de saneamento, erradicaria a maior parte das doenças e os poucos doentes seriam muito bem tratados em hospitais moderníssimos com médicos muito competentes e muito bem pagos, é claro.

Com o nível de vida elevado, a boa educação e a possibilidade de ótimos empregos diminuiria muito a criminalidade e como ela aumentaria o efetivo policial o perigo de assaltos, roubos, furtos ou assassinatos seria nulo.

E assim Florentina ia imaginando solução para todos os problemas que surgiam e fazendo planos para o dia que fosse presidente e tivesse todo o país para administrar a seu bel prazer.

Mas tinha que começar pelo começo, ir se enfronhando na política, saindo do anonimato e divulgando suas ideias que nada mais eram do que as de todos os candidatos durante a campanha, só que estes não tinham a menor intenção de cumprir e com ela ia ser diferente. Ela cumpriria todas suas promessas de campanha, melhor até do que o prometido.

Seria admirada, respeitada e estimada. Apareceria nas manchetes dos jornais, sempre elogiada e enaltecida.

Mas como fazer o povo acreditar nisso? Como fazer o povo compreender e valorizas as suas ótimas intenções?

Bobagem! O povo acredita em tanta balela e ela estava sendo sincera e bem intencionada. Por que haviam de negar-lhe um voto de confiança?

A mãe já estava preocupada, pois, embalada nesse sonho impossível de realizar-se, Florentina não queria estudar nem trabalhar sempre preocupada com o que faria quando fosse “A Presidente”.

Até que uma noite teve um impressionante sonho com a Paloma.

Sonhou que ela veio visita-la e fez-lhe um incrível convite:

– Vamos comigo até o Planalto. Eu vou me afastar e quero que você me substitua.

— Mas, como assim? Sem eleição?

–. Isso mesmo. É um golpe. Vamos até lá, eu vou partir e você fica na Presidência.

Florentina ficou confusa:

— Mas...

Aproveite, menina! Você nunca terá uma oportunidade como esta! Mas vamos logo que eu não tenho muito tempo.

Rapidamente chegaram ao Palácio da Alvorada que ela só conhecia por fora e este lhe pareceu aterrador, com gente desconhecida andando de cá pra lá e ela sem saber para onde ir, o que fazer, o que dizer se alguém perguntasse o que estava fazendo ali.

Paloma sumira, já devia ter ido embora sem nem mesmo despedir-se dela.

Agora ela era a Presidente, mas alguém tinha que orientá-la, ela não sabia nem mesmo onde era seu gabinete, muito menos por onde começar a trabalhar. Estava perdida entre corredores e escadas sem fim que ela percorria sem achar a saída e já começava a apavorar-se e arrepender-se da aventura quando acordou.

Ficou impressionada. O sonho pareceu tão real, mas procurou esquecer, fora apenas um sonho...

Mas, logo pela manhã a televisão transmitiu a triste notícia. Paloma suicidara na noite anterior.
1074147.gif
Este texto faz parte do Exercício Criativo - Presidente por um Dia
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/presidenteporumdia.html.
Maith
Enviado por Maith em 06/04/2015
Reeditado em 06/04/2015
Código do texto: T5196736
Classificação de conteúdo: seguro