O PADRE, O DOUTOR E O ADVOGADO

_____________________________________________

Recontando Contos Populares

No leito de morte um velho e rico fazendeiro sul-mato-grossense, decidiu que queria levar com ele, para o túmulo, todo o seu dinheiro. Chamou, então, as três pessoas que mais confiou durante toda a vida - o padre, o doutor e o seu advogado.

— Aqui estão três milhões de reais — disse. Quero que cada um de vocês pegue um milhão e coloque em meu caixão quando eu me for. Quero levar comigo todo o dinheiro que tenho.

Não durou muito e o velho fazendeiro morreu. Depois da cerimônia funerária, cada um dos três homens colocou um pacote no caixão, próximo ao fazendeiro morto. Cumprida a promessa, estavam dizendo até logo um para o outro, quando o padre, não mais capaz de esconder a vergonha e o sentimento de culpa, disse:

— Eu tenho que confessar a vocês que só coloquei 800 mil reais no caixão. Fique com os duzentos porque preciso reformar o teto e o altar da igreja.

— Também tenho que confessar, padre — disse o doutor — deixei só 500 mil; preciso dos outros quinhentos porque preciso, realmente, redecorar meu escritório e adquirir um pouco de equipamento novo.

O advogado, surpreso com a atitude dos dois, disse:

— Vocês me desapontam. Eu mantive minha promessa. Só que fiquei com medo de vir para o enterro com toda a dinheirama. Então, fiz um cheque no mesmo valor e depositei no caixão. Se ele precisar é só descontar.

Salve-se quem puder! ®Sérgio.

Leia Também: (clique no link)

A Mulher da Tesourinha.

A Figueira dos Diabos.

Em Três Palavras.

Morreu Mesmo.

______________________________________________

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar erros (inclusive de português), por favor, relate-me.
Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 22/06/2007
Reeditado em 21/10/2013
Código do texto: T537177
Classificação de conteúdo: seguro