ACONTECEU....

Há muitos e muitos anos,  em uma cidadezinha no nordeste brasileiro,  vivia um casal com seus nove filhos,  sendo cinco meninos e quatro meninas.

A vida era difícil,  e todo final de dia, o pai cansado e abatido, deixava seu olhar se perder no infinito enquanto o sol se punha. Nos seus olhos existia,  uma indecifrável tristeza, pois a noite já se aproximava e nada tinham para comer.

As crianças meio receosas, olhavam de soslaio para o pai e ja previam que outra vez teriam que dormir de estômago vazio.

De repente, o chefe da família se levanta como se tivesse se lembrado de algo, encaminha para a cozinha e pega meio pacote de fubá que estava guardado na dispensa.

O fogo crepitava no fogão a lenha e a água fervia em um pote de barro.

Com rapidez começou a preparar um escaldado.

O mantimento é  pouco,  mas vai ter que dá para todos _  pensou ele.

De um a um, os filhos se reuniam,  uns se sentavam no fogão outros se acomodaram sentados no pilão _ Levavam uma vida simples e extrema

 pobreza.

O pai na tentativa de ganhar tempo se pôs a contar causos, histórias que ouviu durante suas andanças e seus quarenta e oito anos de vida.

Todos os olhares e ouvidos estavam atentos enquanto o pai servia nos pratos o alimento que acabara de preparar.

Por fim... deu uma ultima olhada,  como não  havia sobrado nada na panela, o mais velho da família teve que se contentar com um gole de cafe amargo e frio que ainda tinha  no bule. Mesmo sentindo seu estômago roncar o senhor continuava  a  falar.

As crianças já meio sonolentas começavam a se retirar.

O pai estava contente pois alcancara seu objetivo, que era distrair os filhos pelo pouco alimento. Respirou fundo e pensou:Durmam meus filhos... durmam pois amanhã será outro dia e nosso sustento Deus proverá!

Katharine Leal
Enviado por Katharine Leal em 28/06/2016
Código do texto: T5680811
Classificação de conteúdo: seguro