DÍLSON e EU. PARTE 16


RECAPITULANDO.

     O mestre entrou na picape e eu quase pulei dentro dela. Aí dei falta da viola e vi na esquina um cara apressado fugindo com ela gritei para o sargento e El arrancou o revolver e apontou para o infeliz dizendo: - volte aqui ou morre, o homem voltou e o delegado tomou a viola dele me entregando pela janela da picape dizendo: - Pode deixar seu Trovador, vamos dar um corretivo nele. Pensei em pedir pra eles não fazerem isto, mas desisti. Mestre Dílson arrancou a picape e fomos pra a marina...
 
SEGUE.
 
     Quando chegamos ao ancoradouro o barco já estava posicionado de “marcha à ré” no cais e os funcionários todos com uniformes impecáveis ostentando o Brasão Ferreira nas mangas esperavam e cumprimentando o Conde já pegaram as chaves e em cinco minutos colocaram a picape em cima e anunciaram que estavam prontos para partirem.
     
     Eu fiquei tão deslumbrado com aquela coisa que eles chamavam de barco que foi preciso o mestre me cutucar para eu reagir e subir ao tombadilho daquela maravilha flutuante. O barco era maior do que a minha casa com quintal e tudo. Mestre Dílson me levou para uma cabine de vinil transparente e após eu entrar ele também entrou e após se sentar dizendo par eu fazer o mesmo ele deu ordem para partir.

     Vi o mestre esticar as pernas nas poltronas macias e fiz o mesmo, ele me falou que aquela cabine era especial, podíamos aproveitar o passeio e ver tudo sem ouvir o barulho do motor e conversarmos. Aí de supetão ele me perguntou: - Porque você não veio ao encontro dos poetas do Recanto aqui em Natal? Fiquei perdido e apenas consegui balbuciar: - Encontro? Não fiquei sabendo mestre... Como assim não ficou sabendo?
     
     - Eu mandei o convite aos cuidados do poeta Sábio Grandão para lhe entregar, já que ambos moram em Belo Horizonte. – Mandou pelo Sábio? Então se danou eu não iria receber nunca, - Mas por quê? Ele não é seu amigo? – É sim mestre, amigos há muito tempo, mas entre mim e ele, amizade é uma coisa e entregar convite, “à parte”, O que acontece é que ele é atleticano e eu sou cruzeirense e em Minas Gerais, Ninguém facilita a vida de quem torce contra.
     
     - Mesmo assim, ele é meu amigo e companheiro de profissão, ele não podia me fazer esta desfeita, eu vou passar um e-mail para ele agora e já foi para o teclado do computador enorme cuja tela ocupava uns dois metros quadrados numa das paredes posicionadas para a proa do barco. – Falei – espere mestre, calma, ele entregou sim o convite, mas como bom atleticano ele apenas dificultou a minha vida.
- Explique isto Trovador... – eu disse tem como acessar meu e-mail daqui? – Claro de qualquer lugar do planeta que estivermos, - então, por favor, acesse pra mim que eu não vou saber mexer neste trem aí.

     – Não é trem mineiro, - esta certo mestre. Passei meu endereço de e-mail e ele entrou na minha conta, aí procurei em e-mails recebidos e estava lá o convite, o mestre olhou e falou, está escrito em javanês, mas o conteúdo é este mesmo.

     Senhor Valdemiro Mendonça, está intimado a comparecer no conclave de poetas do recanto a realizar-se em Natal Rio Grande do Norte em outubro de 2016, mandarei as passagens já de ida e volta e aqui ficará na mansão Ferreira sem qualquer ônus pra o senhor. Trovador, não sabe ler em Javanês? – Sei não mestre, - mas poderia procurar uma tradução na Internet, - Pois é mestre, podia, mas fique pensando que era apenas gozação, porque, meu time tinha perdido neste dia e aí: de atleticano para cruzeirense é só gozação.

     Ah, ah, ah, O mestre Sábio te passou a perna, é por isto que ele chegou aqui preocupado, perguntando se você já tinha chegado e quando eu disse que não ele despistou que você tinha se operado e provavelmente não poderia vir. - É isto mesmo mestre, e certamente eu não teria podido vir, - Mas que bom que agora veio e vamos nos divertir muito na ilha. – Verdade mestre, e pensei, mas não falei com o mestre, apenas pensei... - Ocê me paga Sábio, deixe na hora que seu timeco perder para ver o que eu vou aprontar.

 
Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 17/03/2017
Reeditado em 19/03/2017
Código do texto: T5944245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.