Família e Parentes - EC

Toda manhã sua mente passava por aquela confusão habitual: tinha que confirmar se a cama estava seca, com receio de que a porta se abrisse e a sua nora entrasse recriminando-o. Mas, e seu filho Ismael, onde estaria? E o menino de abraço tão caloroso que o chamava de vovô? Cada vez que se lembrava das calças úmidas, o olhar frio da esposa de Ismael, afastando o meigo menino, lhe congelava a alma. No entanto o outro leito no mesmo quarto, e as cores suaves das paredes, o conscientizava de que estava em uma casa de repouso.

A atenção da cuidadora Cláudia, o café animado com Josué, o bate papo após o telejornal matinal durante o “solzinho no jardim” com a presença de todos era um momento diário de confraternização. De alguma forma todos participavam, alguns palpitando, relembrando, outros que não mais dialogavam apenas acompanhavam com o olhar, e mesmo alguns que apenas ficavam próximos com os olhos fixos no rodapé ou no celeste do firmamento, mas todos juntos. Isso lhe trazia à memória sua saudosa esposa, Rita, que todas as noites arrumava a mesa do jantar e juntamente com Ismael, aguardavam sua chegada para a refeição, segundo ela “ Coisa de família “. Por este motivo e para não atrasar a família, ele sempre buscava no final da tarde agilizar o encerramento das tarefas na loja e voltar rapidamente para casa. Tempo de união e felicidade. Que saudade!

Na instituição havia uma agitação gostosa com os preparativos para a Páscoa, enfeites sendo preparado por colaboradores e alguns residentes, era um momento de alegria. Quando a coordenadora o chamou para dizer que o filho o viria buscar na sexta para passarem a data juntos, o coração apertou, lembrou-se do Natal anterior, ocasião em que de um canto da sala, notava todos em volta da mesa, celebrando e sorrindo, parecia não fazer mais parte daquele universo, então respondeu a coordenadora:

- Agradeço, mas não poderei comparecer! Já tenho compromisso com minha família!! Apontou sorrindo para o jardim, onde os amigos diários continuavam a animada conversa.

===============!!====================

Nada é mais precioso que o processo que transforma estranhos em amigos e esses amigos em família.(autor desconhecido-por mim)

=======================================

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Família e Parentes

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/familiaeparentes.htm