ESTAVA OU ESTÁ ESCRITO?!...

TEXTO 1

SORTE: PREDESTINAÇÃO?

Sorte realmente nasce com a pessoa? Não, nada disso - cada um pode mudar sua vida para melhor... ou pior a qualquer momento. Menos ansiedade, mais relaxamento emocional! Mantenha a calma e mentalize positivamente. Basta sermos flexíveis e nos abrirmos a idéias novas que melhores oportunidades logo virão. Nada de rotina: invente novas estratégias para “velhas” (e mesmíssimas, eternizadas, sempre iguais) tarefas. Há quem desista logo que algo dá “errado’, digamos assim, mas o primeiro passo do otimista é imaginar e esperar as coisas boas num futuro bem próximo. Sorte é isso! Batalhar! Otimismo e tudo vai dar certo. E dá mesmo! Sorte é reconhecer e aproveitar as oportunidades que surgem de repente, pensar positivo, esperançoso, e agir sempre em frente, nunca paralisando ante a menor adversidade - acreditar nos bons instintos, ouvir sua voz interior, agir de acordo com seus próprios talentos e usar pontos fortes, sempre só o despreparado não é, popularmente falando, “sortudo”. Ver o lado positivo de algo bem sucedido e tomar o fracasso como lição para futuro sucesso.

--------------------------------------------------------------

HQ - “Bichinhos de jardim”, de CLARA GOMES

Uma Flor falando para uma Rosa: “Vaidade é importante, claro, mas sem exagero! O essencial é invisível para os olhos, você sabe... Eu agora tô focando na minha beleza interior... no momento acho que ela está lá em Minas Gerais!” // Caracol falando sozinho: “Correr atrás, batalhar duro, se esforçar... Chorar um pouquinho no canto, se precisar... E ser feliz no tempo que restar!” // Caracol: “Quando a gente acha que tudo dará errado... que não teremos mais forças que as portas se fecharam, que a luz se apagou... um buraco se abriu sob nossos pés, nossas preces não são mais ouvidas...” Joaninha: “Esperando pra ver onde isso vai dar...” Caracol: “Calma, estou só começando...” // ”Caracol: “Mauro, acho que meu problema é filosofar demais... Feliz é você... simplório, mais inocente, praticamente o bom selvagem de Rousseau...” Minhoca: Obrigado por esses estranhos elogios...” Caracol: “Imagina!”

FRASE DAS PÁGINAS DE “O PEQUENO PRÍNCIPE” --- “O essencial é invisível aos olhos e só se pode ver com o coração.”

TEXTO 2

DE ONDE O MUNDO MENOS ESPERA... SAI COISA BOA!

Preconceito enraizado e eterno? Chamar de gari até pode, EU acho, assim como chamar de lixeiro também não deveria ser ofensivo; afinal, é ELE quem recolhe o nosso lixo, os nossos detritos. Não sei se recebe, além do irrisório ordenado, mensal ‘gratificação por insalubridade’... Numa outra versão (até concordo), “lixeiro” seria quem joga lixo na rua, sim, o ‘fabricante de lixo urbano’, assim como existem outros profissionais com terminação semelhante da palavra, porém estes vitais, isto é, de grande importância: o padeiro, o verdureiro, o peixeiro, o pedreiro e muitos outros. // A partir do super sambista RENATO, hoje cognominado RENATO SORRISO (em 2013, 49 anos de idade, 18 de limpeza pública) que já virou artista internacional, depois universitário de Turismo (que os anjos sempre lhe digam amém!) e estudante de inglês, a classe passou ao topo da escada, ‘amadrinhados’ informalmente pela apresentadora televisiva REGINA CASÉ que convidou muitos deles para show musical... Eta menina humanista com nome de rainha! Grandes talentos sem timidez alguma que, em chamativos (quem por acaso teve esta bendita idéia, a princípio aparentemente errônea?) uniformes alaranjados, se deixam fotografar com a vassoura, instrumento de trabalho, até por turistas estrangeiros. Houve quem, em 2009, chamou-os de “o mais baixo na escala de trabalho” (dois trabalhadores!!!) em cena televisiva desejando feliz ano novo aos espectadores... É. Foi justa a indenização por danos morais. Taí, teria sido muito mais interessante uma vassoura na mão de quem disse isto - que tal a avenida São João inteirinha, num 31 de dezembro, muito papel picado que cai das janelas altíssimas? Ah, do meu lado uma carioca, outra humanista, sugerindo limpar a estátua do Cristo Redentor... mas sem rede!

HQ - “Bichinhos de jardim”. De CLARA GOMES

Joaninha ante o notebook e falando com a Minhoca: “As pessoas querem escrever sem ler... dialogar sem ouvir... e amar o Brasil sem gostar de brasileiro!” // Caracol: “Jô, hoje acordei esperançoso!” Joaninha: “Não me diga...” Caracol: “Sonhei com um mundo melhor e mais tolerante... Já pensou?” Joaninha: “Nem me fale...” Caracol, insistente: “Foi incrível! Nem te conto... Então foi assim...” Joaninha: “OK. Não conte!”

NOTA DO AUTOR:

ORIGEM DO NOME GARI - Veio de ALEIXO GARY, empresário francês, que em outubro de 1876 firmou contrato com o ministério imperial para limpeza pública do Rio de Janeiro.

FONTE (para inspiração):

“Símbolo do Rio: Gari virou celebridade carioca” - Rio, jornal O GLOBO, 7/7/13.

TEXTO 3

MUDAR PARA MELHOR

Todo excesso nos leva à exaustão - pode ser trabalho (esforço físico ou intelectual), estudo (exagero num só ou então ‘mil’ cursos simultâneos, muitas vezes incompatíveis), finanças (quem mandou usar/abusar de tentadores créditos “fáceis”? - “ela” merecia aquele presente tão caro?!), interrogações sobre o futuro (com ansiedade inútil, pior ainda), pensar em pessoas longínquas (você já ouviu falar na palavra ‘avião’?)... até amor (ah, amores múltiplos de sultanato resultam em abandono geral). // Não se isole procurando apenas o lado positivo de ser, estar, morar sozinho. Esqueça o apelido de Senhor Mau Humor e não resmungue, nem internamente. Não é para desabafar crises ou emoções sobre o ombro de um amigo, mas no mínimo partilharão momentos agradáveis em cumplicidade. Evite a ‘síndrome da procrastinação’, deixar ações e decisões para depois... depois... depois... e nunca finalizar coisa alguma, sempre acumulando tensões infinitas e indefinidas - esvazie de vez o “baú” de fazer/desfazer. Seja autoconfiante, calmo e seguro. Deite em horário regular e acorde com um sorriso, independente do dia da semana ou do clima - entusiasme-se. Abandone o carro, ande mais pelas ruas, ainda que sem companhia alguma, olhe vitrines, converse com os transeuntes, sejam mirins de colo ou idosos carentinhos; caminhar é o menor exercício físico possível, mas de grande efeito. Esporte, praia, música e cinema fora de casa são opções interessantes... Invente e crie um jardim, mesmo com pequenos vasos de barro e flores miúdas - mexer com a terra é lidar com a vida; nós somos hoje a sementinha que cresceu da quase invisibilidade. // A meditação, prática milenar, benefici a mente e o corpo, aumenta a concentração de massa cinzenta do cérebro justamente nas regiões de aprendizagem, memória, emoções e estresse (cansaço extremo). Poucos minutos de meditação bastam para melhorar os sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso. Não é extremamente necessária a posição de lótus do monge budista - meditar inclui práticas simples, não existe nenhum material ou objeto, apenas a utilização de 10 a 15 minutos de ‘relaxamento’ sem tensões - conexão tranqüila com o que nos cerca, mente serena, paz interior... Se puder ficar isolado, sente-se de preferência n chão, olhos fechados, imagine-se num bosque, jardim ou praia deserta, ninguém a seu lado nesta imagem mental, respiração longa, profunda e leve ao mesmo tempo, livre de emoções.

HQ - “Bichinhos de jardim”, de CLARA GOMES

Cartaz: “Guia definitivo (riscada a palavra ‘definitivo’) em construção do procrastinador ideal” - Joaninha falando para o público: “Chegamos ao fim do nosso curso de procrastinação! Podem pegar seus diplomas... em aproximadamente 368 dias úteis!” // Caracol: “Quero ser um cara mais simples, menos romântico e dramático... Mas como me despojar dessa avalanche de emoções desencontradas?” Minhoca: “Quem terá a chance de um coração tranquilo tal qual mar sem ondas?” Caracol: “Não estou indo nada bem, né?” Minhoca: “Não!”

LEIAM meus trabalhos “Zen Budismo” I e II.

FONTES:: “Meditação ao alcance de todos” - “Modifique seus hábitos e cultive o bom humor” - SP, revista NESTLÉ COM VOCÊ, jun. e dez./2011.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 12/10/2017
Código do texto: T6140134
Classificação de conteúdo: seguro