NOÉ E A CRIAÇÃO DO VINHO

____________________________________________

Uma Lenda Armênia

Esta é a lenda Armênia de Noé e da Criação do Vinho, contada Hovanés Tumanian, um dos maiores poetas de todos os tempos na Armênia. Fiz pequenas adaptações, por julgá-las necessárias.

Após quarenta dias e quarenta noites de chuvas torrenciais, a Arca de Noé se deteve na mais alta montanha da Armênia: o Monte Ararat, ponto de partida de um novo mundo perdoado e purificado.

O primeiro trabalho de Noé, ao sair da Arca, foi plantar a vinha para criar o Vinho, pois, cansado estava de ver tanta água durante o dilúvio.

 Ao começar a plantar as primeiras ramas da vinha, o diabo aparece e diz:

– O que está fazendo aí?

– Estou plantando uma vinha.

– Para que?

– Seu fruto é doce e gostoso. Quando espremido dá um suco que reconforta o coração do Homem.

– Quero te ajudar, diz o diabo.

– Como quiser, responde Noé.

Plantada a vinha, o diabo vai buscar na arca, um cordeiro, um leão, um macaco e um porco. Degola-os e rega a planta com o sangue deles.

É por isso que quando alguém bebe vinho, fica primeiro dócil tal qual cordeiro, depois se sente forte como leão, a seguir começa a fazer caretas, feito macaco e, por fim, quando bêbado, torna-se um porco. ®Sérgio.

Leia Também (clique nos links):

A Lenda Do Queijo

A Lenda De Anhangá

A Lenda do Sol e A Lua.

 A Lenda do Cupim

A Lenda das Amazonas

A Lenda do Homem Chuva

A Lenda da Formiga Saúva.

_______________________

Nota do Texto: Hovanés Tumanian nasceu em 1869 no vilarejo Dsegh, província de Lori. Era filho do padre da aldeia.  Poeta versátil se destacava em todos os tipos de poesia: Lírica, Odes e Provérbios em quadras, Infantis e Contos. Sua inspiração provinha do rico folclore armênio e da crendice popular de sua província natal. Morreu em 1923.

Se vocêencontrarerros (inclusive de português), relate- me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 17/11/2007
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T741303
Classificação de conteúdo: seguro