SOU PROTESTANTE E AMO A CANÇÃO NOVA E DAÍ?

S emente de amor no coração

O levou a amar o irmão

U nico jeito de buscar a união

P elo mesmo objetivo

R ealizar a vontade do Pai

O nde quer que esteja

T rabalhar o amor seja

E ncontro das diferenças

S em destruir a aliança

T endo como prioridade

A gloria de um Deus

N a vida de teus filhos

T rabalhando na vinha

E semeando a semente

E levando a palavra

A toda parte do mundo

M ostrando o amor de Deus

O nde todos somos irmãos

A qui aprendi

C ada gesto do irmão

A doração a Jesus Eucaristico.

N ão é idolatria

Ç

A mor a Maria

O ram porque

N ela ele veem

O exemplo a ser seguidos

V alores dela recebidos

A imagem é apenas lembrança.

E ncontrando o Caminho

D a Verdade e da Vida e

A Jesus forças para

I nteragir com as diferenças.

J esus o conduziu

E este testemunho proferiu

S ão palavras de comunhão

S ão gestos de união

E ncontros de irmãos

COM CARINHO

ANGELICA GOUVEA

Amados irmãos católicos,

Eu me chamo Jessé Moreira Franques, sou protestante de berço, e quero aqui dizer, se me permitirem, que eu amo a Canção Nova.

Eu fui criado em um lar evangélico, de uma denominação pentecostal, e fui educado, mesmo por uma ignorância dos meus pais, a ter um certo repúdio a Igreja Católica e tudo o que vinha dela. Eu tinha muitos preconteitos em relação ao Catolicismo, principalmente no que dizia respeito a imagens e a veneração a Maria.

Até que um dia, zapiando na tv, eu parei na tv Canção Nova, e não sei bem o que me deu, eu resolvi parar e assistir um pouco da pregação. Confesso que na hora eu pensei que se tratava de mais um programa evangélico, devido a semelhança da forma da pregação. Mas daí eu vi a imagem de Maria com o menino Jesus no colo, e me dei conta de que era uma programação católica. Troquei de canal no mesmo minuto, mas a partir daquele dia, eu passei a ter um interesse pelo Catolicismo de conhecê-lo melhor.

Em Dezembro de 2002, eu fui a uma Igreja Católica pela primeira vez em minha vida, fui com uma amiga de escola, que soube que eu nunca tinha entrado em um tempo católico. Fui até a Igreja Matriz de minha cidade, São Pedro da Aldeia-RJ, e confesso novamente que não gostei muito.

O tempo passou, continuei indo a a igreja que minha família frequentava, e entrei em um momento de rebeldia tão forte, que passei a ter uma certa 'insatisfação' a igreja dos meus pais, fazia de tudo para chocar os irmãos, ia contra os preceitos da igreja, só pelo prazer de irritar.

Até que em 2003, os meus pais viram que não ia adiantar em nada continuar me forçando a ir para a igreja deles, eles me permitiram ir para uma outra denominação, onde eu me sentisse bem. Passei a frequentar a Igreja Metodista, onde sou membro até hoje e feliz ali.

Não quero dizer que a Igreja Metodista é perfeita, ela não é, mas o curioso, é que foi nela que eu aprendi a respeitar a Igreja Católica...

...O meu reverendo sempre diz que a Igreja Católica é uma Igreja Cristã, e merece ser respeitada, a minha professora da Escola Dominical também, mesmo tendo nossas diferenças no ambito doutrinário, lá eu vi que nossas difereças são menores em relação a aquilo que nos une.

Em 2006, fui conivdado por uma senhora muito amiga minha a ir para a Canção Nova, no Hosana Brasil. Caramba irmãos, e agora? O que eu ia dizer? Ela estava tão feliz em me convidar, prometeu pagar as despesas, só para eu ir acampar lá. Eu nuca tinha ido a um evento católico, só tinha entrado numa Igreja Católica para ver a minha amiga da escola rezar, mas estar num lugar cheio de católicos? Com suas imagens e o culto a Maria? Isso já era demais.

Mas mesmo assim, resolvi aceitar o convite e fui para Cachoeira Paulista, para o tal de "Hosana Brasil". Foi a melhor coisa que eu fiz, lá na Canção Nova, num lugar cheio de católicos, eu fui tratado por Deus, que arrancou de meu coração todo o tipo de preconceito em relação ao Catolicismo. Eu sentia o Espírito Santo a falar comigo em cada momento, na hora das canções, das pregações, da solidariedade do povo católico, sempre tão gentil e amável.

Voltei de lá com o meu coração alegre, disposto a chamar os católicos de " irmãos" com toda sinceridade. Eu abracei o ecumenismo e o defendo com toda as minhas forças. Mas eu precisava ser sanado das dúvidas que eu tinha com o Catoliscimo, precisava que alguém me ajudasse a entendê-lo. Descobri algumas comunidades de debates no Orkut, e através dela, eu conheci muitos mestres católicos, que defendem sua fé e com eles, eu tive as minhas dúvidas esclarecidas( quando surge uma nova, eu coro para eles para perguntar), hoje eu sei o que é DULIA, HIPERDULIA E LATRIA. por exemplo, e sei que vocês não adoram Maira nem as imagens.

Eu encontro muita resistência da parte evangélica em relação a minha portura ecumênica e por defender tanto os católicos e sua fé, e olha, eu defendo mesmo....

....Não gosto e aceito que chamem vocês de idólatras, eu tento explicar a eles o porquê vocês crêem em certas coisas praticam coisas diferentes de nós. É difícil, sofro muita perseguição, vira-e-mexe colocam apelidos em mim do tipo: "puxa-saco de católico", "evancatólico", "crentólico". "catonlogélico", "protestólico", "metodistólico" e por aí vai....

Mas eu não me importo com isso, e vou continuar defendo o a unidade entre os cristão, sei também que tem muito católico que não suporta evangélico, e sempre que pode, ataca a minha fé. Mas eu oro por todos eles, para que assim como Deus quebrantou o meu coração em relação a aceitação a fé do meu irmão, que ele também quebrante o coração desses irmãos.

Agradeço demais a Canção Nova por existir e por ser uma benção em minha vida e na vida de muita gente, depois que fui na Canção Nova no Hosan Brasil 2006, voltei lá no Hosana Brasil 2007, e agora 2008, estarei lá no Hosana Brasil novamente, firme e forte se Deus quiser, para agradecer a ele por todas as bençãos que ele me due nesse ano.

Continuarei protestante, amo o meu povo e minha fé, sinto Jesus na minha Igreja, e nela quero ficar até morrer, ou até ele voltar, mas vou sempre amar aquele que pensa diferente de mim.

Um abraço a todos, e fiquem na paz de nosso Senhor Jesus!

Jessé