Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                O Riacho


O riacho em toda a sua extensão, desde o Araújo até a passagem para a Cacimbinha era bem acidentado especialmente no cabação, local mais perigoso, nos períodos de enchentes quando os açudes de Sr. Domingos e Dr. Cândido, sangravam.

Nos dias de grandes chuvas, em pleno inverno, podia-se admirar o grande volume d’água barrenta cobrindo todo o leito do riacho e avançando nas direções dos muros das casas da rua do Araújo e da roça de vovó Luzia.

O espetáculo era belíssimo quando visto da ponte da Taboqueira. Porém nestes dias, tínhamos que nos contentar apenas em apreciá-lo; banhar-se ali poderia ser perigoso e até fatal principalmente para as crianças que não sabiam nadar. Era muito divertido quando a enchente diminuía. Tomávamos banho, nadando contra a correnteza, brincávamos com barquinhos de papel e observávamos plantas e objetos trazidos pela água.

Naquela época, o riacho não oferecia perigo à saúde. Jamais se registrou um surto epidêmico por conta dele, pois os esgotos e as fossas não desembocavam nele, como hoje.Com o passar do tempo, com a construção de novas ruas nos locais onde haviam árvores e até fontes d’água como a cacimba do boi e a de vovó Luzia, o riacho foi ficando sem vida, morrendo aos poucos e tornando-se um perigo para a população.

Dói muito acompanhar o processo de transformação de um amigo inofensivo em inimigo perigoso.



marineusa
Enviado por marineusa em 12/07/2006
Reeditado em 21/11/2006
Código do texto: T192332

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (marineusantana@hotmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
marineusa
Brejo Santo - Ceará - Brasil, 71 anos
1726 textos (322797 leituras)
39 áudios (29268 audições)
18 e-livros (9104 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:56)
marineusa