Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TEMPO

O que é o tempo? Que ampulheta é essa que parece odiar o nosso ego, rasgando nossos enganos? Ele não me espera, desliza e permeia por minhas estradas, me envolvendo e arrastando. Tudo passa, tudo se renova...  Nada é fixo tudo é impermanente,  tudo é movimento, em nossa viagem nessa nave-mãe.
 
Vi o tempo no último sábado.  Fui a uma recepção há um amigo de mais de 30 anos... Ele que, no final da década de 60, teve a capacidade de unir em torno de si, um grupo de jovens a que chamou “Grujó”.  Uma curiosidade: naquela ocasião, ele era o Padre Manoel  o “Mané” como era carinhosamente chamado por todos.
 
O grupo era da Igreja São Rafael e naquela época inova-se com músicas cantadas ao violão pelos jovens na missa das 11.  O Mané falava a nossa língua.  Suas palavras chegavam até nós e ficavam.
 
Ficamos estarrecidos quando soubemos que o Mané havia viajado ao encontro de uma mulher, sua amada e que deixara de ser padre.  E nos sentimos órfãos.
Aquele fato me trouxe muitas questões e me mostrou o que eu já desconfiava.  Como alguém com aquela sabedoria e aquele acesso aos jovens poderia ser afastado de nós só porque amava alguém?  Quanto a Igreja perdeu, será que eles não se dão conta? Não, eu é quem me dei conta da falsidade dos dogmatismos imbecis e ultrapassados.
 
E lá estava ele, numa alegria ímpar.  Chamou-nos de “meus jovens”! -  a nós os “cinqüentões” com filhos e netos  - e emocionado falou do quanto a amizade é importante e de que ela é uma forma de amor e que ele nos amava.  E disse que, por amor,  foi atrás do seu amor de juventude, apontando a amada que sorria de orelha a orelha. Que só o amor tem valia.
 
E foram abraços e abraços e abraços. Eu vi a marca do tempo em cada um deles, assim como eles deveriam estar vendo em mim.  Mas, vi também a marca do amor. Esse o eterno, único que não envelhece.  Trocamos telefones, endereços e  decidimos nos intitular de “Gruvé”, grupo de velhos...
 
Junho/2003
Sonia Benato
Enviado por Sonia Benato em 13/11/2006
Código do texto: T290189

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (SONIA BENATO). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Sonia Benato
São Paulo - São Paulo - Brasil
58 textos (1709 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 18:27)
Sonia Benato