A
 CHAVE DO PARAÍSO
 


 
Marta, suspirando...
 
- Ah, meu Deus, que bom seria se eu encontrasse essa chave...
- Que chave, dona Marta?
- A chave que vai abrir essa porta pra mim, Maria.
- Uai, que porta, dona Marta? Elas tão tudo aberta, eu abri pra fazer a faxina. Inté já limpei tudinho.
- Não é desse tipo de chave que estou falando não,  estou procurando é a chave do paraíso, em busca  de um pouco de esperança, Maria.
- Chave do paraíso? Num intendi, dona Marta, num vi chave de paraíso ninhum!
- Eita, menina... É só um modo de dizer, minha filha!
 
Maria (apoiando-se no cabo da vassoura):
 
- Intão mi isprica direito, dona Marta, quem sabe eu num posso ajudá a sinhora?
- Ah, deixa pra lá, é coisa minha, difícil de entender mesmo...
- Não, dona Marta, agora a sinhora tem qui mi dizê, fiquei priocupada dimais! A sinhora ta falano do seu Paulo? Dêsqui ele foi simbora a sinhora anda triste, aí pela casa...
-  Eu, triste? Ora, faça-me o favor, eu, heim! Eu tou me lixando pra ele e aquela lá. Já estava de saco cheio dele e suas mentiras. Já foi tarde... São outras coisas, Maria. Estou precisando de férias, um pouco de paz. Quem sabe não vou encontrá-la no paraíso e, de quebra ainda arrumo um anjo lindão pra ser meu guia? Ih... Liga não, minha filha, acho que é essa menopausa, que tá me deixando sem paciência... Ai, que inferno isso!
 
Maria, fazendo o sinal da cruz:
 
- Credincruz, dona Marta! Fala assim não, isso atrai disgraça pra sinhora!
- Então, é por isso que eu precisava encontrar a chave do paraíso, pra sair desse inferno e me meter lá dentro, ficar bem sossegada, sem pensar em problema, feliz da vida com meu anjo gato!
 
Maria, passando u’a mão pelo rosto (a outra segura a vassoura), coça a sobrancelha, pensa uns segundos e dispara:
 
- Dona Marta, eu tava aqui matutano e vô falá uma coisa...
- Fala, Maria, o que é?
- A sinhora tem qui rezá pra São Pêdo!
- São Pedro??? Ué, por que São Pedro?!
- Uai, dona Marta, intão num é ele qui tem a chave do paraíso? Quem sabe ele num impresta ela pra sinhora...
 
 
 
(Milla Barbosa Pereira)



Este texto faz parte do Exercício Criativo
"As chaves do Paraíso"
Saiba mais, conheça os demais textos:

http://encantodasletras.50webs.com/chavesdoparaiso.htm

 
Ótima sexta-feira a todos!