"O Vestido Preto" ou "Os Livros de Suzana"-Série Contos Curtos.

Elfa Zeferina, uma linda mulher de sessenta anos ,ainda sensual, e muito ativa na educação da filha única ,andava exasperada, quase furiosa mesmo, mas não permitia que suas emoções transparecessem para a filha. Limitava se a acompanhar o cotidiano, o dia a dia dela, como fazia desde que nascera. E o cotidiano da filha era invariável: trabalhava e ,nos momentos de lazer, inclusive aos sábados e domingos, lia, lia muito e tão absorta ficava nos livros que esquecia o tempo,sacrificando festas, aniversários, casamentos e outras diversões das mulheres jovens , em prol do prazer da leitura.

E Zeferina tinha suas ideias, opiniões e filosofias de vida, mas ,por muito tempo, permaneceu calada frente à filha.

Suzana contava trinta e dois anos, já era mulher feita e profissional liberal bem sucedida, além de bonita como a mãe, porém não perdera, no parecer de Elfa , seus hábitos infantis e de adolescente. Assim, continuava com a velha mania de pedir livros ,seus eternos amantes , para a mãe. E, diariamente , dizia:-Mãe , preciso deste livro! Ou:-Mãe saiu o Premio Nobel de Literatura, preciso do livro deste novo autor para ler!

Os anos passavam e Suzana, sempre precisando de um livro , fosse antigo, fosse lançamento recente.

E Elfa Zeferina, sabedora do vício da filhaalcançava os livros desejados e os mais queridos ,ocasiões em que Suzana ficava sempre a ler, mergulhada e imersa em seu próprio e quase que egoístico universo.

Aproximava se o aniversário das filha, quando ela irrompe no quarto da mãe: -Mãe ,aniversario depois de amanhã e quero, de presente, um livro que preciso!

Elfa levantou os olhos de maneira ingênua e inocente, aquiesceu com a cabeça e concordou em lhe comprar o mimo, o presente ,o eterno livro...

Suzana , feliz ,chegou do trabalho e saía do banho quando a mãe abriu a porta, e atirou um vestido preto em cima da cama, dizendo:

-Toma, Suzana, teu presente, que precisas, e com urgência! A filha, espantada ao ver o vestido preto, retrucou:

-Mas eu precisava do livro!

-Suzana, disse Elfa, já irritada, me escuta, ao menos uma vez, no lugar de pedir teus eternos livros:

-Uma mulher precisa é de um vestido preto e de um homem que goste dela! E bateu a porta decidida, sem desejar parabéns, e notou,pouco tempo depois, que Suzana saiu com o vestido preto ,elegante, e, ao que tudo indica, encontrou um homem que dela se agradou , pois , por longo tempo não pediu ou precisou mais dos livros e sequer os leu a partir deste dia, o dia de seu aniversário ,o dia em que a mãe falou...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 08/10/2014
Código do texto: T4991807
Classificação de conteúdo: seguro