HISTORIA DO ASAS DA AMÉRICA QUE CELEBRA 30 ANOS DE FOLIA

HISTORIA DO ASAS DA AMÉRICA QUE CELEBRA 30 ANOS DE FOLIA

Do amor pela cultura ao protagonismo na folia. Assim nasce o trio e banda Asas da América, um casamento perfeito que completa 30 anos de carreira. Naturais de São Bento do Una, no Agreste Pernambucano – assim como os irmãos gêmeos idealizadores e criadores do projeto, Marcos e Marcelo Valença -, o palco móvel e o conjunto musical são referências no reinado de Momo, percorrendo a região Nordeste. A dupla leva o nome de Pernambuco e suas riquezas culturais e atrai olhares para a essência artística do Estado.

A relação do trio elétrico e banda com o carnaval vem desde 1986. Nesta época, o conjunto e o caminhão de som chamavam-se ‘Pau de Arara’, fazendo menção aos veículos que transportavam a população do interior para outros municípios. No ano seguinte, em 1987, o que era ‘Pau de Arara’ tornou-se o trio elétrico e banda Asas da América – completando 31 carnavais e 30 desfiles no bloco que proporcionou o pontapé inicial para o grupo; o Galo da Madrugada, em 2017.

O trio Asas da América foi o primeiro, no Brasil, a transformar seu palco em um imenso circo, em uma caravela para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil, replicar a arte mambembe, coreografias e teatro. Como sempre esteve à frente do tempo, o palco móvel conquistou alguns prêmios e reconhecimento, até mesmo fora de Pernambuco. “Recebemos um troféu em Campina Grande, na Paraíba, como o trio elétrico mais bonito da Micarande. Nosso trio também recebeu homenagens de 1990 a 1993 em Feira de Santana, na Bahia”, explica Marcelo Valença.

Ao considerar o poder da tecnologia no mercado de trios elétricos naquela época, Marcos Valença ressalta a influência do Asas da América para outros veículos. “A estrutura física chamou a atenção e foi um impacto positivo. Fomos destaque no quesito trio elétrico carreta, painel eletrônico e braços mecânicos”, comenta.

Falecido em 2013, o compositor Carlos Fernando foi a inspiração para a construção da história do trio elétrico e banda Asas da América. O caruaruense, no início da década de 1980, produziu a série de frevo “Asas da América” reunindo grandes nomes da Música Popular Brasileira cantando o ritmo, em diversos discos. Com a felicidade de ter um trio elétrico e uma banda lhe homenageando, o artista apadrinhou o projeto.

Nos anos 90, a banda lançou dois álbuns: o primeiro foi em 1993 intitulado “Troupe Asas da América” e o segundo “Asas da América De Qualquer Lado”, em 1995. Em ambos os discos o frevo, maracatu, caboclinho e a ciranda marcam presença, ressaltando a cultura de Pernambuco. Mais tarde, em 2013, o CD “Asas da América – É Assim Que a Banda Toca…Frevo” surgiu com o intuito de recordar os grandes clássicos do carnaval. Além desses, o grupo lançou dois DVD’s na carreira. O primeiro foi gravado em 2007, em São Bento do Una, na Festa de Reis, e o segundo em Recife, no bloco Cabeça de Touro, em 2010.

Além de perpetuar as canções carnavalescas tradicionais, o repertório da banda Asas da América é eclético e tem por finalidade agradar todos os públicos. Axé, pagode, sertanejo, funk, e arrocha são alguns dos estilos musicais, porém o foco da banda são os ritmos da terra. O grupo Asas da América é formado por dez músicos, já incluindo os cantores Deyse Trajano e Moraes Júnior. Vânia América e Pierre Pressão, falecido em 2015, foram outros intérpretes que passaram pelo conjunto.

Agenda do carnaval 2017

O grupo está com a agenda cheia e vai cruzar Pernambuco de ponta a ponta, passando pelo Agreste, Zona da Mata e Sertão prometendo levar para o público os sucessos que ficaram eternizados na carreira. “Recife Nagô”, “Bate no Bongô”, “Bloco da Massa” e “Micareta Tá Boa” são alguns dos hits. Além disso, os sucessos tocados nas rádios também estão garantidos e são apostas para animar foliões de todos os gostos.

31/01/2017 Danilo Coelho

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 24/02/2017
Reeditado em 24/02/2017
Código do texto: T5922785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.