Prisioneira do horário de verão

- E lembre-se, Beth. A meia noite começa o horário de verão e você deverá estar em casa para mudar o relógio. Se não chegar na hora o encanto acabará e você ficará presa para sempre no buraco do tempo.

E esse foi o conselho que a Fada Madrinha me deu antes de eu ir ao baile no castelo do príncipe Rodrigo Lombardi. Acham que eu segui esse conselho? Não. E agora estou aqui, presa no buraco do tempo esperando fevereiro chegar para me libertar. Decididamente eu odeio o horário de verão... Horário de verão, parece sua mãe te acordando 5:40 da manhã para você estar na aula as 7:00 da manhã, mas na verdade você tem é 32 anos e tem que estar no trabalho as 9:00 da manhã, mas você já está morto e parece estar acordando às 5:00 da madruga. Não sei se alguém entendeu esse meu raciocínio, mas presa aqui, nem eu me entendo direito.

Tudo começou quando a Madrasta e suas duas filhas Rosicleide e Lucicleide foram adicionadas no grupo do WhatsApp que o mensageiro do palácio real criou para convidar todas as moças para o grande baile no castelo. Eu queria muito ir, mas meu celular era antigo, um Baby da Telesp Celular e não tive como receber o convite. As duas víboras, que diziam minhas irmãs, zombavam, ostentavam e esfregavam os seus Iphones 8 na minha cara:

- Há, há, há. Não vai ao baile do príncipe!

- Não foi convidada!

Aquilo me deixava puta da vida. Até que chegou o dia do grande baile, não resisti e implorei:

- Madrasta, por favorzinho! Eu posso ir ao baile também? Eu tenho uma “Força do Querer” ver o príncipe Caio.

- Que Caio sua idiota. É Rodrigo Lombardi. E não. Não vai ao baile. Quem manda ter um celular da Idade da Pedra! Você não faz parte do grupo. Trate de ficar aqui. Limpa toda a casa. Grava a novela para eu assistir depois com as minhas filhinhas e vá dormir cedo, porque hoje começa o horário de verão e amanhã não quero ver você reclamando porque tem que levantar uma hora antes.

- Essa porcaria de horário é pra economizar na tarifa de energia, mas esse governo vagabundo só subiu as nossas contas! O que adianta? Por mim nunca mais esse horário maldito! – Respondi revoltadérrimasíssima.

- Este é o melhor horário para quem quer aproveitar melhor o dia. Preguiçosos como você Beth, é que são contra! Fato! – Intrometeu Rosicleide.

- Você que é uma maria preguiça que acorda tarde. Duvido que quem levanta 5 da manhã como eu prefira esse horário. – Não deixei por menos.

- Azar o seu, querida. Quem mandou não estudar! Tua finada mãe nunca lhe disse que a caneta é mais leve que a picareta? Deus ajuda quem cedo madruga! – Pegou pesado a Lucicleide.

- Só se for o deus satã, dono deste sistema. Ao invés de trocar os horários, deveriam trocar de governantes. Se eu ganhasse pra presidente, a primeira coisa que eu ia fazer era acabar com essa bobagem. Falam de economia de energia, mas é tudo lorota. Vou reparar na conta se vai vim mais barata. Eu duvido e tá arriscado vim até mais cara. Ventilador, ar condicionado nesse calor tá que tá em todas as casas! – Rebati como uma advogada do diabo.

- Muito bom voltar para casa com sol a pique! – Viajou Rosicleide

- Sol, praia, piscina, rio, cachoeira, homens de sunga. Bem-vindo horário de verão! – Provocou Lucicleide.

- Tão desnecessário como os políticos brasileiros e outras pequenas coisas no país! – Ia continuar, mas a Madrasta deu um grito.

- Chegaaaaa! Se não gosta do horário de verão Beth, arruma as malas e vai embora para o nordeste. Lá não tem. Agora, vamos filhinhas. Já estamos atrasadas.

As três saíram rebolando e fazendo caretas me provocando. Ai que ódio! Fico estressada todo o ano quando chega essa palhaçada de horário de verão. Desejo que o cara que inventou esse horário tenha apenas 3 dentes, 1 para abrir garrafa, 1 para morder a língua e outro para doer a noite toda. E que tenha uma sogra imortal ...

Aí, aconteceu como em todos os contos de fadas. Estava eu triste, veio a fada madrinha, me deu um celular novo, ela também era administradora do grupo e me adicionou no WhatsApp. Antes de partir me deu esse conselho.

- E lembre-se, Beth. A meia noite começa o horário de verão e você deverá estar em casa para mudar o relógio. Se não chegar na hora o encanto acabará e você ficará presa para sempre no buraco do tempo.

Não sou a Ludmilla, mas cheguei chegando e bagunçando a zorra toda lá no castelo. Ninguém ia estragar o meu dia. Quando Rodrigo Lombardi me viu não tinha nem para Bibi, nem para Jeiza, Juliana e Paolla. Dançamos muuuuuuuito. Depois fomos para o jardim e descobri algo em comum. Ele também não gostava do horário de verão. Foi tão fofo me explicando:

- Olha, Beth! Antigamente o horário de verão produzia um duplo impacto na economia: reduzia o consumo de energia e impulsionava o comércio, porque as pessoas tinham mais horas de luminosidade para atividades lúdicas nos espaços públicos. Contudo, como a criminalidade se apossou das ruas, o cidadão prefere correr para dentro de casa, evitando o risco de sofrer algum tipo de violência, aumentando o consumo de energia.

- Ai, Ro!

- O Beth! Cê não quer ir pro nordeste comigo? Lá não tem horário de ladrão, quer dizer, de verão!

Rimos muito e nem vi a hora passar. Quando dei por mim já era quase meia noite. Hora de mudar o relógio. Saí correndo e ele tentou me impedir.

- Calma, Beth, Calma! Não se vá.

Mas eu tinha que ir. Deixei meu sapatinho e saí correndo. De repente não mais que de repente, veio um clarão e fui aprisionada no buraco do tempo, onde não anoitece nunca. Agora, aqui estou eu, mais doida, mais bonita e mais gostosa do que nunca presa nesta uma hora que me foi roubada. Será que até fevereiro Rodrigo já terá encontrado o pezinho que caiba no meu sapatinho? Maldito horário de verão! O que precisa mudar não é o horário, e sim o povo brasileiro parar de reeleger políticos veteranos que só pensam em se perpetuar no poder.