Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CATISSA DO RABO PRETO (reeditado)

Marcos Barbosa

"Catissa" era uma palavra mágica pronunciada pelos meninos de Camapuã na década de 60. Talvez a tradição tenha continuado com as outras gerações de guris. Estes jogavam bolita e as gurias brincavam de boneca, de casinha, quando não faziam teatrinho brincando de professora.
Ao brincarem de médico e paciente ou médico e enfermeira, eram vigiados pelos pais. Os meninos, muito levados, tentavam tudo para fazer besteirinha com as meninas. Mas sempre se dava um jeito de enganar os pais e debaixo das casinhas improvisadas aconteciam coisas que só os adultos estão acostumados a fazer. Era muito comum ouvirmos algum menino chamar a Catissa e nos divertíamos fazendo a torcida.
—Catissa do Rabo Preto! – Um menino gritava quando o adversário estava perto de acertar e tomar a sua  bolita, no jogo de bola de gude. Era uma superstição infantil, mas que muitas vezes funcionava como palavra mágica, deixando o colega de brincadeira nervoso. Conseqüentemente errava, mas se dava ao direito de reclamar porque o outro chamou a Catissa.
Essa crença inata no poder das palavras sempre existiu e me faz lembrar um conto que escrevi sobre duas crentes macumbeiras. (Leia  AS CRENTES MACUMBEIRAS aqui no Recanto das Letras).
Dom Marcos Barbosa II
Enviado por Dom Marcos Barbosa II em 28/10/2007
Reeditado em 08/01/2016
Código do texto: T713421
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ( Autorizamos a publicação citando o autor e a fonte: Marcos Barbosa - www.recantodasletras.com.br/autores/marcosbarbosa). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Dom Marcos Barbosa II
Águas Lindas de Goiás - Goiás - Brasil, 60 anos
220 textos (36635 leituras)
11 e-livros (659 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 22:05)
Dom Marcos Barbosa II