Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VILA DE SANTO ANTÔNIO II

Prefácio

Alci Santos Vivas Amado, conforme consta da sua biografia, é uma pessoa digna e um cidadão atuante onde reside. Pessoa cuja vida soube apreciá-la e vivê-la na essência.

Faço essa afirmação após ter o privilégio e o prazer de ler o original de seus contos "Vila de Santo Antônio" em que retrata momentos pessoais e de amigos com uma simplicidade encantatória, contos que sem dúvida alguma, abriga sonhos e traduz com maestria o modo singelo das vidas interioranas. E para esses contos, pede-me para fazer o prefácio. Eu com prazer, na tentativa de apresentá-los, traço alguns comentários.

São contos que encantam, não só pela pureza que torna a linguagem não rebuscada, e por isso envolvente, mas também, pela quantidade de questionamentos que abriga.

É um trabalho em que se percebe, que com a finalidade única de registrar momentos do cotidiano, o autor desperta o leitor para contemplar que os instantâneos pessoais, por mais banais que sejam, apresentam, no intimo, algo de revelador.

Há passagens na obra em que podemos notar que há críticas fortíssimas a alguns segmentos sociais, valorização à religiosidade, momentos de união comunitária, como a construção da capela, paródia de passagens biblicas (Pe. Leão ao derrubar as barracas). Transformação da Educação, como também, a mudança de enfoque da familia que troca o convívio familiar pela televisão... a valorização exemplar do perdão, realizado pela personagem Olimpia... Enfim... "Vila de Santo Antônio" é um convite a observar de perto a sabedoria da pessoa que valoriza o "SER" em detrimento do "TER", sem dúvida um privilégio de poucos.

Creio que essas apresentações não bastam, mas os contos por si só já é um convite à leitura, porque o Sr. Alci soube realizar com perfeição, um trabalho que adequa a palavra à emoção. Ai reside sua arte. E com certeza, o encanto da obra.

Madalena de Assis Torres
Alci Santos Vivas Amado
Enviado por Alci Santos Vivas Amado em 08/11/2007
Código do texto: T728347

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alci Santos Vivas Amado
Mimoso do Sul - Espírito Santo - Brasil, 71 anos
238 textos (31884 leituras)
2 e-livros (137 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 15:31)
Alci Santos Vivas Amado