A Lenda de Poia - relações familiares

Avô e neto redimem o passado

Esta história nos vem da tribo dos Pés Pretos, das planícies norte-americanas. Ela nos ensina o poder curativo do amor nas famílias, colocando a sabedoria do passado à disposição das futuras gerações.

Certo dia, Estrela da Manha baixou os olhos para a terra e ali viu Soatsaki, uma linda jovem da tribo dos Pés Pretos. Apaixonou-se por ela, desposou-a e a levou para o céu, para a casa de seu pai e sua mãe, o Sol e a Lua. Ali Soatsaki lhe deu um filho, a quem chamaram Pequeno Astro. A Lua, sogra de Soatsaki, gostava da moça e a acolhia com toda boa vontade, mas advertiu-a a não arrancar um nabo mágico que crescia perto de casa. Soatsaki, porém, foi vencida pela curiosidade. Arrancou o nabo proibido e descobriu que, pelo buraco que ficara no chão, conseguia enxergar a terra. Ao avistar as casas de sua tribo, sentiu uma saudade doída e seu coração foi tomado por uma tristeza mortal. Para castigá-la pela desobediência, seu sogro a expulsou do paraíso com o filho, Pequeno Astro, e os devolveu a terra, envolvidos numa pele de alce. No entanto, ao ver-se separada do marido, a pobre moça não tardou a morrer, deixando seu filho só e desamparado. O menino tinha no rosto uma cicatriz, e era chamado de Poia, ou Rosto Marcado. Ao crescer, Poia apaixonou-se pela filha do cacique, mas ela o repeliu, por causa da cicatriz. Desesperado, ele tomou a decisão de procurar seu avô, o Sol, que poderia remover a marca que o desfigurava. Assim, Poia partiu em direção ao oeste. Ao chegar ao oceano Pacífico, fez uma pausa e passou três dias jejuando e rezando. Na manhã do quarto dia, uma trilha luminosa apareceu à sua frente, cruzando o oceano. Sem medo, Poia subiu pela trilha milagrosa. Chegando à morada do Sol, no céu, viu seu pai, Estrela da Manhã, lutando com sete pássaros monstruosos. Correndo para salvá-lo, liquidou os monstros. Como recompensa por seu gesto, o Sol, seu avô, eliminou a cicatriz ensinou Poia o ritual da Dança do Sol, presenteou-o com penas de corvo, e com a flauta mágica que haveria de conquistar o coração de sua amada. Poia voltou à Terra por outro caminho, chamado Via Láctea. Ensinou à tribo dos Pés Pretos o mistério da Dança do Sol e, casando-se com a filha do cacique, levou-a para o céu para morar com seu pai, Estrela da Manhã, e seus avós, o Sol e a Lua.

Comentário - A desavença entre os pais sempre deixa alguma cicatriz nos filhos.

Há famílias que nestas ocasiões obrigam os filhos a se afastarem dos avós.

Poia, indo ao encontro de seu avô, não apenas eliminou sua cicatriz mas com ele pode levar a sabedoria do Sol ao povo de sua mulher e difundi-la entre as pessoas comuns, transmitindo os dons de seus ancestrais a novas gerações.

O Lar quando se encontra em desarmonia – as crianças atravessam a ponte para chegar ao reino dos avós, encontrando neste recanto a Paz, equilíbrio, amor.

Frutos benéficos que os ajudarão a superar as intempéries da vida, acalentando a esperança de um amanhã reluzente.

A mais distinta meta é atingida para quem possui a sábia Esperança.

As relações interpessoais são sempre relações delicadas. O ser humano necessita do outro para se desenvolver e todo o seu comportamento é modelado pelas trocas afetivas e intelectivas, que ele aprende a fazer ao longo da vida. Em função de um sofisticado mecanismo do cérebro, chamado sistema de neurônios espelho, desde o inicio da vida, pode-se ter a representação na mente do gesto, da mímica do outro e assim ajustar a própria conduta em função do que se supõe que acontece na mente do outro. O nosso cérebro é uma máquina de ler mentes.

Quanto mais próximas são as relações entre as pessoas, mais delicadas também são, pois um maior envolvimento afetivo, necessariamente, estará em jogo. É na família que se tem o aprendizado das relações amorosas, assim como também é na família, que se tem o aprendizado de relações hostis.

A vivência de relações de hostilidade na família leva à insegurança, ao medo e, o que é muito perigoso, ao enfraquecimento dos comportamentos éticos, isto é, ao enfraquecimento do respeito e do amor ao outro e à vida. A ética depende de processos de consciência, que precisam ser instalados primordialmente na família.

Marília
Enviado por Marília em 21/12/2008
Reeditado em 05/11/2012
Código do texto: T1347535
Classificação de conteúdo: seguro