Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CHILIQUES E PIRIPAQUES NAQUELE PAÍS...


     O Dr. Petros Químiko é o cientista mais brilhante e conceituado não só daquele país, mas no mundo todo. Certo dia o Dr. Petros pediu ao seu presidente que convocasse todos os políticos, o vice, senadores, ministros e deputados estaduais e federais para a demonstração do seu mais novo e revolucionário invento, com uma exigência: a demonstração teria que ser em um local fechado e só com um representante de cada meio televisivo e jornalístico.
     E assim foi feito. No dia marcado o Dr. Petros mandou que garçons servissem a todos os presentes um copo com um líquido que mais parecia água. Ao microfone foi logo avisando:
- Senhores, é necessário que todos vocês bebam desse líquido para que entendam como age minha descoberta. Os hipertensos, cardíacos, diabéticos e que sofram de qualquer mal crônico podem beber sem susto, pois garanto que não causará danos à saúde de vocês.
     Todos os presentes naquela sala assim fizeram, comentando entre si que aquela “gororoba” parecia pura e simplesmente água. Dr. Petros retoma a palavra:
- Muito bem senhores, agora vêm à parte mais interessante da experiência.. Dentro de alguns segundos acontecerá o seguinte: todos os políticos que são honestos vão conservar a cor de sua pele normal, os que roubaram achando que foi pouco ou muito terão sua pele em tons de vermelho. Favor não se apavore, o efeito durará somente por 24 horas.
     O desespero foi geral. Alguns políticos procuravam fugir por portas e janelas, mas essas se encontravam hermeticamente fechado, como fora pedido. Dr. Onesto Pereira declarava tranquilamente que não tinha nada a perder, quando seu colega de bancada avisou: - Caro companheiro, o senhor está ficando vermelho como um tomate! Brigas, palavrões e desmentidos se faziam ouvir por todo salão. Cada político, ao mesmo tempo em que procurava se esconder, disfarçadamente procurava olhar a cor do outro. Muitos discutiam com seus companheiros, indignados: - Como você pode estar mais vermelho do que eu? E eu que confiava tanto em você! Perdidos no meio daquela multidão aqueles velhos políticos, decrépitos, com a cor natural de sua pele, gritavam: - Estou me sentindo como um cego em meio a um tiroteio!
     O estrondo de portas sendo arrombadas faz cair um silêncio tenebroso no salão. Secretárias em vários tons de pele, apavoradas, invadem o recinto, procurando resposta junto aos seus chefes.  Dr. Petros, tranquilamente explica:
 - As senhoras que estão com a pele no tom lilás já deram ao seu chefe. As de cor azul não deram, mas morrem de vontade de dar, as de cor verde já deram e estão dispostas a traí-lo na primeira oportunidade.
     Chiquinho Manso, numa deslumbrante cor de pele lilás, soltou um ai profundo, deu três passinhos nervosos e caiu ao chão, desmaiado. A irmã, madre Rosa Pombinha caiu ao chão de joelhos, pedindo perdão a Deus por sua cor verde. Mary Day Tudo, indignada, berrava a todos os pulmões: - Mentira, essa cor verde é uma mentira!
     Ouve-se um tiro. Dona Mary cai morta com um balaço no coração. O parlamentar, indignado gritava: - Me trair sim, roubar nunca! Pobre da Dona Mary Day Tudo, seu chefe era daltônico!
     O povo que essa altura a tudo assistia, revoltado, carrega nos braços um triunfante Dr. Petros, clamando: - É ele, ele que será nosso novo dirigente!  Ao ser colocado na cadeira presidencial, ouve-se um estalido de vidro se quebrando, Dr. Petros, apavorado, exclama: - Meu antídoto! Tinha que tomar uma nova dose em 8 horas!


Francylene B Maia
Fortaleza,2 de Outubro de 2006
     


Frann
Enviado por Frann em 02/10/2006
Reeditado em 02/10/2006
Código do texto: T254437

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Francy Maia http://recantodasletras.uol.com.br/autores/Frann). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Frann
Fortaleza - Ceará - Brasil, 62 anos
35 textos (3693 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 12:57)
Frann