Meu Projeto de Ciências

Os três membros do comitê responsável por julgar os projetos da feira anual de ciências pararam em frente à geringonça. Sem dúvida, fosse lá o que fosse, era algo que chamava a atenção.

- É um... disjuntor de ressonância hiperfásica? - Perguntou cautelosamente o professor Olivares, presidente da comissão, dirigindo-se a ninguém em particular.

- Para mim é um dissociador integrado multimodal... veja as antenas helicoidais na parte superior - opinou o professor Nogueira, cofiando a barba preta bem cuidada.

- Nada disso - sentenciou a professora Aurora, única mulher do grupo. - As antenas helicoidais apontam para vértices opostos. Certamente que é uma geradora de modulação intramolecular!

O aluno responsável pelo projeto, não mais que doze anos de idade, ouvira pacientemente as opiniões dos adultos, mãos cruzadas atrás das costas e um ar de enfado no rosto. Mudou de expressão quando o professor Olivares dirigiu-se diretamente a ele:

- E então, Waldemar? O que é isso?

- Senhores e senhora, - disse o jovem fazendo um gesto grandioso - apresento-lhes o primeiro e único defletor de metacampo convertido!

Os membros do comitê entreolharam-se.

- Um defletor de metacampo convertido - repetiu a professora Aurora, como se estivesse frente ao Santo Graal.

- Por isso as antenas helicoidais? - Indagou o professor Nogueira.

- Ajudam a distribuir o fluxo - condescendeu o jovem Waldemar.

- E o que pretende fazer com isso... o que isso realmente faz? - Perguntou desconfiado o professor Olivares.

- Permite estabilizar universos de frequências -N.

Nova troca de olhares entre os membros do comitê.

- Isso me parece... - começou a dizer o professor Olivares, sem ousar concluir o raciocínio.

- Heresia - sugeriu piedosamente a professora Aurora.

- Juvenalismo - acrescentou o professor Nogueira.

- Heresia juvenalista! - Exclamou o professor Olivares, apontando com o dedo em riste para o jovem Waldemar. - Quer ser expulso da Academia, rapazinho?

Waldemar deu de ombros.

- É apenas uma prova de conceito, professor. Cria-se um universo de frequência -N em escala microscópica e o defletor de metacampo convertido o transforma em +N. Ao menos, teoricamente, é isso o que fará.

As expressões severas suavizaram-se. O professor Nogueira cofiou sua barba.

- Ah, isso é bastante interessante. Usamos universos -N para gerar universos +N!

- Brilhante! - Exclamou a professora Aurora.

- Se funcionar... - retrucou o professor Olivares erguendo um sobrolho.

E finalmente, dando-se por vencido, virou-se para os colegas:

- Creio que temos um vencedor aqui. O que acham?

Aurora e Nogueira balançaram as cabeças afirmativamente, sorrisos iluminando-lhes os rostos.

[10-12-2014]