Meu Projeto de Ciências
Os três membros do comitê responsável por julgar os projetos da feira anual de ciências pararam em frente à geringonça. Sem dúvida, fosse lá o que fosse, era algo que chamava a atenção.
- É um... disjuntor de ressonância hiperfásica? - Perguntou cautelosamente o professor Olivares, presidente da comissão, dirigindo-se a ninguém em particular.
- Para mim é um dissociador integrado multimodal... veja as antenas helicoidais na parte superior - opinou o professor Nogueira, cofiando a barba preta bem cuidada.
- Nada disso - sentenciou a professora Aurora, única mulher do grupo. - As antenas helicoidais apontam para vértices opostos. Certamente que é uma geradora de modulação intramolecular!
O aluno responsável pelo projeto, não mais que doze anos de idade, ouvira pacientemente as opiniões dos adultos, mãos cruzadas atrás das costas e um ar de enfado no rosto. Mudou de expressão quando o professor Olivares dirigiu-se diretamente a ele:
- E então, Waldemar? O que é isso?
- Senhores e senhora, - disse o jovem fazendo um gesto grandioso - apresento-lhes o primeiro e único defletor de metacampo convertido!
Os membros do comitê entreolharam-se.
- Um defletor de metacampo convertido - repetiu a professora Aurora, como se estivesse frente ao Santo Graal.
- Por isso as antenas helicoidais? - Indagou o professor Nogueira.
- Ajudam a distribuir o fluxo - condescendeu o jovem Waldemar.
- E o que pretende fazer com isso... o que isso realmente faz? - Perguntou desconfiado o professor Olivares.
- Permite estabilizar universos de frequências -N.
Nova troca de olhares entre os membros do comitê.
- Isso me parece... - começou a dizer o professor Olivares, sem ousar concluir o raciocínio.
- Heresia - sugeriu piedosamente a professora Aurora.
- Juvenalismo - acrescentou o professor Nogueira.
- Heresia juvenalista! - Exclamou o professor Olivares, apontando com o dedo em riste para o jovem Waldemar. - Quer ser expulso da Academia, rapazinho?
Waldemar deu de ombros.
- É apenas uma prova de conceito, professor. Cria-se um universo de frequência -N em escala microscópica e o defletor de metacampo convertido o transforma em +N. Ao menos, teoricamente, é isso o que fará.
As expressões severas suavizaram-se. O professor Nogueira cofiou sua barba.
- Ah, isso é bastante interessante. Usamos universos -N para gerar universos +N!
- Brilhante! - Exclamou a professora Aurora.
- Se funcionar... - retrucou o professor Olivares erguendo um sobrolho.
E finalmente, dando-se por vencido, virou-se para os colegas:
- Creio que temos um vencedor aqui. O que acham?
Aurora e Nogueira balançaram as cabeças afirmativamente, sorrisos iluminando-lhes os rostos.
[10-12-2014]