Lutas pela Sobrevivência

I

Sou chamada por 'Adarema' (Analista de Dados e Registradora Manual) desde que herdei a função de um antepassado meu, aos quinze anos de idade. É comum adotarmos um nome pessoal baseado na nossa profissão.

Esta função tem sido realizada pela minha família há séculos, por decisão governamental.

Como nascemos e somos criados numa família que se dedica a isso, a habilidade é naturalmente desenvolvida nos aspectos da função desde a infância. Quando o titular está muito idoso ou doente para poder desempenhar suas funções ele se afasta, mas enquanto pode, orienta o novo Registrador.

No passado, quando as nações da Terra já dependiam exclusivamente das águas dos oceanos devido à falta de água doce natural, usando os mais variados processos de dessalinização, um problema que se mostrou gravíssimo e irreversível teve início.

Antes, quando ainda havia a água dos degelos que ocorreram fazendo com que os mares transbordassem engolindo cidades, ilhas e países para sempre, parecia-nos que os oceanos seriam "eternos".

Aos poucos, sem que pudéssemos perceber os danos reais, um processo de desertificação começou nas ilhas, estando a maioria delas desertas e no meio dos oceanos, ou seja, do meio do mar em direção aos litorais. Essas ilhas foram aumentando a extensão, entrando para o oceano, em forma de deserto.

Apesar de sabermos da existência de um oceano intraterrestre, nenhuma tecnologia nossa conseguiu atingí-lo, enquanto isso, percebemos que, mesmo quase imperceptivelmente, esse mar interno alimentava vagarosamente os mares da superfície. Seria loucura usar toda a água, então, não nos restou outro recurso senão explorarmos o espaço sideral em busca de fontes de água.

II

Como existem inúmeros objetos no espaço que contém água nos mais diversos estados que conhecemos, decidimos investir esforços para captar a água desses cometas, asteróides e planetas, em quaisquer estado que se apresentassem e trazê-la para a Terra.

Enquanto nosso povo desenvolvia os equipamentos necessários, tudo feito aceleradamente, pois a população mundial estava sendo dizimada também velozmente, ocorreram algumas explosões de enormes proporções no espaço sideral. Nossos corpos e a natureza não foram gravemente afetados, porém, os sistemas eletrônicos, base dos equipamentos, entraram em colapso. Os cientistas tinham certeza de que as explosões foram causadas, talvez, durante uma guerra espacial alienígena. Nossa tecnologia que dependia do uso de computadores convencionais, apesar de funcionar, tornou-se instável, portanto, não confiável.

Perdemos muitos dados, e, a partir daí, novos sistemas foram implantados, embora a maioria arcaico, tanto que foi necessário manter um registro manuscrito da nossa história, para garantir que a posteridade recebesse o conhecimento de seu passado.

Nossas naves conseguiram, com muitas dificuldades, chegar até os locais designados, mas, dentro desses locais, talvez devido às anomalias magnéticas decorrentes das grandes explosões, os instrumentos ficavam confusos, fornecendo dados desencontrados ou parando de funcionar por horas seguidas. As naves-mães na verdade, pairavam o mais perto possível dos locais e o acesso dos operários até o local de captação se dava das mais diversas formas, de acordo com cada situação.

Tinhamos naves de três modelos básicos; um para transporte dos quinhentos operários que eram levados em cada viagem; um tipo tanque, que aterrissava com água na Terra; um que pairava sobre a Terra, derramando a água em forma de chuva sobre regiões pré-estabelecidas.

O trabalho nessas minas espaciais era extremamente árduo e as estatísticas apontavam que apenas um terço dos quinhentos operários sobreviviam e conseguiam retornar à Terra.

Diante disso foi necessário criar um sistema mundial de revezamento para os trabalhos, o que se dava através de "sorteios", tendo faixas etárias como critério, cuja proporção buscava manter em torno de um terço de cada; faixa dos doze até os dezoito anos, dos dezenove até os cinquenta anos e dos cinquenta e um anos até os sessenta e nove anos.

Esse sistema, aprovado no mundo todo, fazia com que as pessoas fossem desconhecidas umas das outras, impedindo que uma família inteira, por exemplo, fosse convocada ao mesmo tempo.

Como o trabalho era extenuante, exigia de cada um além de capacidade física e uma grande força de vontade de sobreviver, inteligência e o desenvolvimento de inúmeras habilidades.

Os que retornavam à Terra eram recebidos como heróis e passavam a desenvolver trabalhos de grande importância dentro das diversas Agências governamentais. Os mais idosos iam diretamente para o importante Conselho dos Anciões, que detinha um grande poder nas decisões do governo.

E P Í L O G O

Na Terra a sobrevivência dependia de muito trabalho, na verdade, vinte e quatro horas por dia, para compensar a falta de avanços tecnológicos. Os cientistas, engenheiros e pessoal ligado à construção e manutenção dos equipamentos espaciais, dormiam no próprio local de trabalho, tentando aguentar o máximo de horas acordados, solucionando os inúmeros problemas que se apresentavam continuamente, enquanto se esforçavam para criar uma tecnologia condizente com as condições atuais da Terra e do espaço sideral.

Meu irmão mais novo já está sendo treinado para dar continuidade à minha função de Registradora histórica, aprendendo a garimpar e analisar fotos, objetos e gráficos para serem anexados aos dados registrados.

Estou numa faixa etária que tem a maior probabilidade de ser 'sorteada' para a Viagem, e estou me preparando em todos os aspectos para que, se acontecer, esta seja bem-sucedida.

Caso se dê a minha convocação, certamente será motivo de honra e orgulho para mim e minha família.

Aos poucos e com o passar dos séculos, os seres humanos perceberam que é impossível ser feliz ou viver emocionalmente em paz enquanto alguns sofrem por todos, acima, ou abaixo de suas cabeças.

****************

Allba Ayko
Enviado por Allba Ayko em 23/08/2015
Reeditado em 23/08/2015
Código do texto: T5355925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.