A chave de fenda

Perseguidos pelos implacáveis Cybermen, o Doutor e sua acompanhante Nyssa encontram refúgio numa sala no andar superior do depósito. O Doutor tranca a porta e começa a olhar em torno, em busca de algo que possa usar contra seus inimigos.

- Precisamos voltar à TARDIS, mas como passar pelos Cybermen? - Murmura o Doutor, enquanto recupera o fôlego.

- Veja, Doutor! - Grita Nyssa, apontando para o fundo da sala. Sobre uma escrivaninha, há um computador pessoal, grande, pesado, e com um monitor CRT sobre ele.

O Doutor aproxima-se do equipamento e o observa, mão no queixo.

- Que tecnologia primitiva! Isso certamente não vai nos ajudar... exceto...

- Exceto? - Nyssa torce as mãos, apreensiva.

- Exceto se eu puder transformá-lo em algo menor e mais avançado!

Ele saca a chave de fenda sônica do bolso e a aponta para o computador. No instante seguinte, o trambolho converteu-se num diminuto micro ZX-Spectrum.

- Ah, bem melhor! - Aplaude Nyssa. E depois, com um ar de decepção:

- Mas não tem tela!

- Precisamos apenas de uma televisão - responde confiantemente o Doutor.

Pega um televisor em uma estante próxima e o liga por cabos ao computador. A tela se acende e aparece um grande quadro branco com uma letra "K" piscando no canto inferior esquerdo. O Doutor começa a digitar, enquanto ouvem-se pancadas na porta: os Cybermen chegaram.

- Depressa, Doutor! - Grita Nyssa.

O Doutor digita um último comando e posiciona a chave de fenda sônica sobre a televisão. Uma intensa luz azul é emitida pelo dispositivo, no exato instante em que a porta vem abaixo. Os três Cybermen parados na soleira da porta são atingidos pela luz e imediatamente começam a desmanchar-se em peças que caem barulhentamente ao chão.

- Vamos! - Diz o Doutor. - Outros devem estar vindo!

Já do lado de fora do depósito, enquanto correm para a TARDIS, Nyssa vira-se para ele e pergunta:

- Mas o que foi aquele raio, Doutor?

- Ondas de Obsolescência Programada - retruca ele, puxando as portas da TARDIS, que permanecem fechadas.

- Assim, Doutor - diz Nyssa, empurrando as portas e entrando.

[19-03-2017]