Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escola americana

À medida que a sabatina prosseguia, com o mestre a insistir naquela pergunta decoreba, aumentava o constrangimento. Para o sabatinado, é claro. Porque o professor era um sádico. Comprazia-se com a gagueira e a vacilação do aluno. Os colegas também. Riam alto, debochavam. “Quanta ignorância!”, cochichavam.
A zombaria geral mergulhou o rapaz em recordações da infância. Sempre fora motivo de chacota. Gordinho, desajeitado, lesado, quatro-olhos, pinhead (em alusão aos cravos e às espinhas)... Do que mais seria chamado? O professor investiu uma vez mais contra o garoto:
— Afinal, você não sabe qual era a capital do Vietnã do Sul? – argüiu, com um indisfarçável risinho no canto da boca. – Realmente lamentável. Você tem noção de quantos de nossos valorosos soldados tombaram naquele país? Uma verdadeira carnificina. E você não é capaz de se importar com isso.
Essas últimas palavras soaram ao jovem como bombas de napalm. Ele enfiou a mão na mochila entreaberta, que estava sobre a carteira.
— Seu velho imbecil. Você sabe o que é uma carnificina? Já viu alguma na vida?
 — Como? Que petulância é...
Mas o mestre não teve tempo de concluir o raciocínio. Sua voz foi abafada por uma saraivada de tiros de metralhadora. No dia seguinte, os jornais estamparam na primeira página: professor e turma aprenderam, na prática, o significado de massacre – um daqueles cujo terror não ficaria nada a dever a qualquer Saigon.
Jorge Eduardo Machado
Enviado por Jorge Eduardo Machado em 09/11/2006
Reeditado em 09/11/2006
Código do texto: T286667

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jorge Eduardo Machado
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 37 anos
37 textos (4212 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 10:57)
Jorge Eduardo Machado